Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como conservar o leite do meu bebê?

conservar mamadeira bebê

O que você deve fazer se o seu bebê não terminar a mamadeira? Você precisa jogar fora o leite materno ou a fórmula? Desde o primeiro dia, o leite materno ou a fórmula ajudam o seu pequeno a desenvolver o sistema imunológico, e esse processo continua até o primeiro ano de vida. Por isso, é importante saber quanto tempo a fórmula pode ser armazenada, que precauções tomar para guardá-la e como preparar e esterilizar as mamadeiras do seu bebê.

Quanto tempo a fórmula dura?

De acordo com os CDC, após preparar a fórmula, você deve usá-la dentro das próximas 2 horas, ou o seu bebê deve terminá-la antes de 1 hora após começar a tomar a mamadeira. A combinação de saliva e fórmula pode favorecer o crescimento de bactérias, então é melhor usá-la apenas dentro desse período de tempo e descartar a fórmula que o seu bebê não consumiu.

Além disso, o seu filho não deve ser alimentado continuamente por mais de 30 minutos, pois pode gastar energia demais enquanto se alimenta. Na maioria das vezes, isso significa que se o seu bebê não terminar a mamadeira durante a alimentação, você deve jogar fora a fórmula restante e preparar outra mamadeira para a próxima alimentação.

Se você não for usar a fórmula preparada dentro das primeiras duas horas, você deve refrigerá-la imediatamente. A geladeira deve estar a uma temperatura máxima de 5°C para prevenir ou atrasar o crescimento de bactérias. Também recomendamos resfriar a mamadeira com água fria antes de guardá-la. Como última recomendação, a fórmula preparada e refrigerada pode ser mantida por até 24 horas.

Se você armazenou corretamente e o tempo recomendado não foi ultrapassado, não é necessário reaquecer o leite ou a fórmula antes de alimentar o seu bebê. No entanto, se optar por fazê-lo, aqueça a mamadeira passando-a por água morna. Não use o micro-ondas, pois ele aquece de forma desigual e o seu bebê pode queimar a boca ou a garganta por causa disso. Após aquecer a mamadeira, verifique a temperatura do leite colocando algumas gotas nas costas da mão.

X
Nestlé banner webp
X
banner kinedu prenatal pt

As diretrizes são diferentes se eu oferecer leite materno na mamadeira?

De acordo com os CDC, uma vez que o seu bebê comece a se alimentar, o leite materno deve ser consumido dentro das próximas 2 horas. Após esse período, o leite deve ser descartado. Novamente, a alimentação com mamadeira não deve durar mais de 30 minutos. Para evitar desperdício de leite materno, você pode oferecer pequenas quantidades na mamadeira e adicionar mais conforme necessário. Outras diretrizes dos CDC para o leite materno incluem:

  • O leite materno recém-extraído pode ser mantido em temperatura ambiente por até 4 horas, na geladeira por até 4 dias, em um freezer comum por 6 meses e em um freezer mais potente por 12 meses.
  • O leite materno congelado que foi descongelado pode ser mantido em temperatura ambiente por 1 a 2 horas e na geladeira por até 24 horas. Nunca recongele o leite materno que já foi descongelado.

Recomendações para preparar uma mamadeira

As mamadeiras devem ser bem lavadas antes de cada alimentação. Você pode lavá-las na máquina de lavar louça (se as peças forem adequadas para isso) ou à mão. A esterilização adequada é vital para evitar o risco de contaminação microbiana e para que o leite materno ou a fórmula não estraguem rapidamente. Por exemplo, você pode esterilizar as mamadeiras colocando as peças em uma panela com água fervente por 5 a 10 minutos.

Além disso, é muito importante limpar a área onde você vai preparar a mamadeira do seu bebê. Limpe e desinfete todas as superfícies que entrarão em contato com a mamadeira e outros produtos que estarão em contato com o seu bebê. Lave sempre as mãos com água e sabão antes de preparar qualquer coisa que o seu bebê consuma.

É importante seguir as recomendações para o armazenamento e conservação adequados da fórmula para bebês. Dessa forma, você evitará o risco de o seu bebê consumir alimentos estragados e, o mais importante, fortalecerá o sistema imunológico dele.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.