X
X

Como criar um ambiente que estimule a aprendizagem

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Os cérebros dos bebês são como esponjas – eles absorvem constantemente os estímulos do ambiente, formando novas ideias. É assim que eles aprendem. De acordo com um estudo feito recentemente pela Universidade de Nova York, há algumas coisas que você pode fazer para criar um ambiente que estimule a aprendizagem.

O estudo monitorou um grupo de crianças desde o nascimento até a 5ª série, medindo a influência do ambiente familiar nos impactos no desenvolvimento cognitivo. Os pesquisadores descobriram que o ambiente de aprendizagem em casa desempenha um papel importante na formação das habilidades cognitivas e linguísticas das crianças. Eles descobriram que um bom ambiente de aprendizagem tem três características importantes: interações de qualidade entre pais e filhos, disponibilidade de materiais de aprendizagem e a participação das crianças nas atividades. Detalhamos a seguir cada um desses itens:

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Interações de qualidade: Tenha tempo de qualidade com o seu bebê todos os dias. Sente-se no chão para brincar com ele, converse e interaja! Deixe que ele comece, e então junte-se a ele e brinque com aquilo que chamou a atenção dele. Aponte os objetos que ele está vendo e diga seus nomes. Também é importante responder rapidamente aos seus estímulos – como identificar se ele está com fome ou se precisa de uma fralda nova. Desta forma, o seu bebê sentirá seguro e ficará mais predisposto a explorar o ambiente.
  • Materiais de aprendizagem: Familiarize seu filho com livros desde cedo! Ele vai adorar olhar para as imagens, e tentará virar as páginas, trabalhando a coordenação motora fina. Os brinquedos não precisam ser caros ou sofisticados. Na maioria das vezes, você perceberá que muitos dos materiais para brincar podem ser encontrados em casa, e podem até ser usados de maneiras diferentes – é só usar a criatividade!
  • Atividades de aprendizagem: Se houver interações de qualidade entre a criança e seu cuidador, então haverá aprendizado. Ler com o seu filho todos os dias ajuda a construir uma relação saudável entre vocês, porque proporciona uma interação bastante próxima – além de desenvolver as habilidades linguísticas! No Kinedu, você encontrará novas ideias de atividades de aprendizagem para fazer com o seu filho todos os dias, de acordo com a idade e o nível de desenvolvimento dele.

Outra descoberta fascinante deste estudo foi que, durante os 10 anos de pesquisa, os ambientes de aprendizagem foram bastante estáveis. Isso sugere que as experiências que os pais proporcionam desde cedo influenciam as interações futuras, criando um padrão de envolvimento capaz de estimular ou desestimular o aprendizado posterior das crianças. Em outras palavras, comece agora! Isso se tornará um hábito, que levará a melhores interações no futuro.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

2 comentários em “Como criar um ambiente que estimule a aprendizagem”

  1. Pingback: Desenvolvimento escolar: por que é importante os pais acompanharem? - Kinedu Blog

  2. Pingback: 6 dicas para ajudar as crianças a gostar de aprender - Kinedu Blog

Comentários encerrados.