Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desenvolvendo hábitos de sono saudáveis

Pontos chave:

X
banner kinedu sono
  1. A privação de sono é um problema comum para pais com filhos pequenos, mas existem dicas para ajudar os bebês a dormirem a noite toda.
  2. Os pediatras recomendam estabelecer uma rotina consistente de hora de dormir para bebês entre 4 e 6 meses de idade, para ajudá-los a aprender a adormecer sozinhos.
  3. Para ajudar seu bebê a adormecer sozinho, coloque-o na cama quando ele estiver com sono, mas ainda acordado. Evite cansá-lo demais ou colocá-lo na cama muito cedo e ofereça conforto amoroso se ele chorar.
  4. Cada bebê é diferente e tem necessidades diferentes, por isso é importante reforçar a rotina da hora de dormir todos os dias e ter paciência.

Se você é como a maioria dos pais, provavelmente experimentou em primeira mão as consequências da privação de sono do seu filho. Sabemos que isso pode ser muito cansativo. Para lhe ajudar com isso, gostaríamos de lhe dar algumas dicas que podem ajudar seu bebê a dormir a noite toda.

Por volta dos 4 a 6 meses de idade, os pediatras recomendam estabelecer ou reforçar uma rotina de dormir. Se você quiser ajudar seu bebê a aprender a adormecer sozinho, as seguintes recomendações da Academia Americana de Pediatria (AAP) podem ser úteis:

  • Estabeleça uma rotina de dormir e repita-a na mesma ordem todos os dias;
  • Deite o seu filho enquanto ele estiver sonolento, mas ainda acordado. Dessa forma, ele aprenderá a dormir sem muitos estímulos, e, caso ele acorde, não precisará de ajuda para voltar a dormir;
  • Tente não colocá-lo na cama muito tarde, para evitar que ele esteja cansado demais. Evite também colocá-lo na cama muito cedo, pois ele não estará com sono;
  • Se ele chorar, espere um minuto e veja se ele consegue voltar a dormir sozinho. Se não, tente identificar por que ele está chorando. Talvez ele precise de uma troca de fralda, esteja com fome, ou até doente. Se não for nenhum dos casos citados, resista à tentação de acender as luzes, brincar com ele ou pegá-lo no colo. Ao invés disso, ofereça amor, confiança e tranquilidade;
  • Se você for trocar a fralda ou amamentar o seu filho, ligue apenas uma luz noturna e fique em silêncio, para que seu bebê saiba que não é hora de brincar;
  • Lembre-se: cada bebê é diferente e tem diferentes necessidades. Continue a reforçar a rotina de dormir todos os dias – gradualmente, seu filho aprenderá a adormecer sozinho.

Artigos Relacionados