Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como despertar o interesse pela leitura nas crianças

como despertar o gosto pela leitura

Pontos chave:
1. A leitura por prazer melhora as habilidades de alfabetização, vocabulário, autoconfiança e conhecimento nas crianças.
2. Ler livros para seu filho é crucial para prepará-lo para a leitura e a aprendizagem.
3. Aprimore a experiência de leitura com sotaques, drama, gestos e perguntas.
4. Torne a leitura um hábito diário, leia em diferentes momentos e inclua passeios à biblioteca.

Um número crescente de estudos mostra que promover a leitura pode ter um grande impacto sobre as crianças e seu futuro. Entre os benefícios de despertar o gosto pela leitura no seu filho, podemos citar habilidades literárias, vocabulário e crescimento do conhecimento geral, bem como autoconfiança.

Há muitas coisas que os pais podem fazer para despertar o gosto pela leitura leitura e criar um leitor feliz! É bem simples, na verdade. Tudo começa com vocês, os pais. Algumas pesquisas mostram que ler livros para o seu filho é a coisa mais importante que vocês podem fazer para prepará-lo para ler e aprender.

X
banner kinedu desenvolvimento

Dicas divertidas para despertar o gosto pela leitura

Mas por que limitar-se a simplesmente a ler palavras de uma página? Por que não dar um ou alguns passos a mais? Aqui estão algumas dicas simples e truques que certamente irão ajudá-la a despertar o gosto pela leitura no seu pequeno!

  • Improvise – Deixe a atriz em você brilhar! Use diferentes sotaques e vozes para os personagens e adicione um pouco de drama com gestos, efeitos sonoros e expressões faciais.
  • Aponte – Aponte para imagens e fale sobre elas! Incentive seu filho a falar sobre as imagens e a repetir palavras específicas.
  • Interaja – De vez em quando, faça uma pausa e faça perguntas ao seu filho sobre a história, os sentimentos dos personagens, possíveis finais alternativos etc.
  • Diversifique – A hora da leitura não se limita a histórias para dormir! Você pode ler durante as refeições ou o banho, por exemplo!
  • Brinque com as palavras – Escolha livros que tenham rimas e músicas – os bebês amam! – e veja o quanto o seu filho se diverte e aprende com isso!
  • Todos os livros são bons – Tente ler diferentes tipos de livros para o seu pequeno. Escolha livros apropriados para a idade dele, mas não tenha medo de variar os assuntos!
  • Crie um hábito – Comece a ler em voz alta desde muito cedo e incorpore esse hábito à sua rotina diária!
  • Tenha livros em todos os lugares – Certifique-se de que você tenha uma variedade de livros para ler, e que eles sejam uma parte natural do ambiente do seu filho.
  • Personalize a experiência – Pesquisas mostram que crianças que têm seus próprios livros gostam de ler mais e fazem isso com mais frequência.
  • Faça passeios – Incorpore passeios à biblioteca local à sua rotina ou participe de um clube de leitura para crianças.
  • Dê livros de presente – Você pode dar livros para seu filho em ocasiões especiais! Escreva algo personalizado na primeira página, assim, seu pequeno verá como um presente muito especial.
  • Mostre o amor pela leitura – É importante para o seu filho ver que seus pais também gostam de ler. Afinal, vocês são seus primeiros e mais importantes professores.

Como você pode ver, há tantas coisas que você pode fazer para promover o desenvolvimento da alfabetização, e elas são tão simples! Não há palavras que descrevam o tamanho da importância de adicionar a leitura à sua rotina diária!

Há muitos benefícios: o desenvolvimento da linguagem, do cérebro e dos laços afetivos são apenas alguns deles! Por isso, leitura e livros devem fazer parte do seu cotidiano.

Para ajudar a despertar o gosto pela leitura, que tal apresentar ao seu filho um dos livros que marcaram sua infância esta semana? Ele gostará de conhecer suas sugestões e, quem sabe, talvez ele também goste dos mesmos livros!

Artigos Relacionados