Um número crescente de estudos mostra que promover a leitura pode ter um grande impacto sobre as crianças e seu futuro. Há muitos benefícios para ler por prazer: as habilidades linguísticas, o vocabulário e o conhecimento geral aumentam, assim como a autoconfiança. Há muitas coisas que os pais podem fazer para promover a leitura e criar um leitor feliz! É bem simples, na verdade. Tudo começa com vocês, os pais – pesquisas mostram que ler livros para o seu filho é a coisa mais importante que vocês podem fazer para prepará-lo para ler e aprender.

Mas por que limitar-se a simplesmente ler palavras de uma página? Por que não dar um ou alguns passos a mais? Aqui estão algumas dicas simples e truques que certamente irão ajudá-la a criar um leitor!

App Kinedu Desenvolvimento do bebePowered by Rock Convert
  • Anime-se! – Certifique-se de que seu filho sinta sua emoção na hora da leitura, para que ele também fique animado!
  • Improvise – Deixe a atriz em você brilhar! Use diferentes sotaques e vozes para os personagens e adicione um pouco de drama com gestos, efeitos sonoros e expressões faciais.
  • Aponte – Aponte para imagens e fale sobre elas!
  • Interaja – De vez em quando, faça uma pausa e faça perguntas ao seu filho sobre a história, os sentimentos dos personagens, possíveis finais alternativos, etc.
  • Diversifique – A hora da leitura não se limita a histórias para dormir! Você pode ler durante as refeições ou o banho, por exemplo!
  • Brinque com as palavras – Escolha livros que tenham rimas e músicas – os bebês amam! – e veja o quanto o seu filho se diverte e aprende com isso!
  • Crie um hábito – Comece a ler em voz alta desde muito cedo e incorpore esse hábito à sua rotina diária!
  • Tenha livros em todos os lugares – Certifique-se de que você tenha uma variedade de livros para ler, e que eles sejam uma parte natural do ambiente do seu filho.
  • Personalize a experiência – Pesquisas mostram que crianças que têm seus próprios livros gostam de ler mais e fazem isso com mais frequência.
  • Faça passeios – Incorpore passeios à biblioteca local à sua rotina ou participe de um clube de leitura para crianças.
  • Mostre o amor pela leitura – É importante para o seu filho ver que seus pais também gostam de ler. Afinal, vocês são seus primeiros e mais importantes professores.

Como você pode ver, há tantas coisas que você pode fazer para promover o desenvolvimento da alfabetização, e elas são tão simples! Não há palavras que descrevam o tamanho da importância de adicionar a leitura à sua rotina diária! Há muitos benefícios: o desenvolvimento da linguagem, do cérebro e dos laços afetivos são apenas alguns deles! Leitura e livros devem fazer parte do seu cotidiano. Que tal apresentar ao seu filho um dos livros que marcaram sua infância esta semana? Ele gostará de conhecer suas sugestões e, quem sabe, talvez ele também goste dos mesmos livros!