Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça 7 atividades de alfabetização para fazer com seu filho em casa!

atividades de alfabetização

A família faz muita diferença no processo de aprender a ler e escrever dos pequenos. Assim, vale a pena fazer atividades de alfabetização em casa.

A fase da alfabetização representa um grande marco da infância, e a família faz muita diferença nesse processo. Não se trata de ensinar formalmente o seu filho: esse é o papel de professores especialistas. Porém, algumas atividades de alfabetização ajudam a estimulá-lo, tornando todo o processo mais simples e divertido.

Inserir as crianças em um ambiente repleto de atos de leitura e escrita faz com que elas se interessem mais pelo mundo das letras. Assim, família e escola se ajudam e proporcionam a elas experiências ainda mais ricas.

Pensando nisso, preparamos este artigo com ideias de atividades lúdicas que contribuem com a alfabetização e o desenvolvimento linguístico do seu filho. Confira!

Sugestões de atividades de alfabetização

1. Construindo meu nome

Para essa atividade, você precisará imprimir as letras do alfabeto e colá-las em cartões — para poder utilizá-los várias vezes, use um material mais resistente, como a cartolina ou o papel cartão. Em outra folha, escreva ou imprima o nome do seu filho em letras grandes.

É muito simples: ele precisará encontrar os cartões com as letras que compõem seu nome e organizá-los na ordem correta. Incentive-o a repetir os sons de cada letra, mostrando como um som se liga ao outro.

Você pode continuar essa dinâmica com outras palavras e até frases, como “A vaca faz mu!” — aqui, explique que sabemos a diferença entre uma palavra e outra por causa do espaço entre elas. Peça também para que ele conte quantas palavras há, de acordo com os espaços.

2. Criando letras

Essa é uma ótima atividade para os pequenos que ainda estão descobrindo o alfabeto aumentarem sua consciência fonológica. Para ela, você só precisará de limpadores de cachimbo coloridos — você encontra facilmente para comprar pacotes com dezenas de hastes.

Comece a brincadeira mostrando para seu filho o limpador de cachimbo colorido e como ele pode usá-lo para fazer diferentes formas. Depois, explique o desafio: ele terá que modelar letras de acordo com o som que você fizer. Por exemplo: “aaa” para A e “mmm” para M.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

Se isso ainda for muito difícil para ele, mostre como é a forma da letra que nomeia cada som escrevendo em uma folha de papel para que ele tenha um modelo. Incentive-o a repetir os sons e o nome de cada letra, além de dar exemplos de palavras que começam com ela.

Essa atividade ajudará seu pequeno a entender a relação entre os sons e as letras, além de praticar a coordenação motora fina. Mais tarde, vocês poderão montar sílabas simples utilizando os limpadores modelados.

3. Recitando o abecedário

Se seu filho já conhece o abecedário, que tal reforçar esse aprendizado com uma brincadeira superdivertida? Nessa atividade, você só precisará de um lápis e da ficha de atividade “Alfabeto no Espaço Sideral”. Você verá que a ficha tem algumas letras preenchidas e outras faltando.

X
banner kinedu desenvolvimento

Diga para seu filho que vocês recitarão o alfabeto e que ele precisará prestar atenção para descobrir quais letras estão faltando: você pode utilizar uma canção divertida para isso. Assim que ele descobrir as que faltam, peça para que escreva nas naves. Se ainda não consegue, escreva as letras em uma folha em branco para que ele copie.

4. Formando frases

Essa é uma das atividades de alfabetização que ajudarão seu filho a escrever frases simples. Para tanto, imprima cartões com palavras de alta frequência, como:

  • os pronomes pessoais (eu, você, ele, ela etc.);
  • os verbos “ser”, “estar” e “ter” em diferentes conjugações (sou, tem, é, está);
  • alguns numerais (um, uma, dois, duas);
  • e alguns adjetivos e substantivos (feliz, bonita, bola).

Com vários cartões, basta instruir seu pequeno a montar frases simples como “eu sou feliz”, pedindo que ele identifique a ordem correta de cada cartão. Depois, entregue uma folha em branco e peça para que ele tente escrever a mesma frase, o que ajudará a desenvolver também as habilidades de escrita.

5. Rally de palavras

Aproveite os cartões da atividade anterior para fazer um rally de palavras. Essa brincadeira funciona como uma caça ao tesouro: esconda os cartões pela casa sem que seu filho veja. Depois, explique que ele precisará procurar os cartões e, quando encontrá-los, ler para você.

Se identificar corretamente o que está escrito, pode manter o cartão. Caso contrário, deverá deixá-lo com você. Depois de encontrar todas as palavras, ele poderá tentar outras vezes a leitura dos cartões que foram retidos — esse reforço é importante para o aprendizado.

A brincadeira termina quando ele conseguir todos os cartões. Aproveite para incentivá-lo a soletrar as palavras que encontrou. Essa atividade pode ser ainda mais divertida com um amigo, estimulando uma competição saudável para ver quem fica com mais cartões.

6. Caixas de palavras

Essa atividade ajudará seu pequeno a identificar a sonoridade dos fonemas, além de praticar a coordenação motora fina. Vocês precisarão de:

  • marcadores ou canetinhas;
  • tesoura infantil;
  • cartolina;
  • fita adesiva;
  • impressões de cinco pares de palavras rimadas (gato/pato, meia/teia, bola/cola, mão/pão, tesoura/vassoura).

Explique para seu filho que vocês farão caixas de palavras. Então, mostre a ele como desenhar um quadrado na cartolina, indicando os movimentos que devem ser feitos com a mão — façam cinco. Em seguida, peça para ele recortar esses quadrados, auxiliando no uso da tesoura.

Agora, mostre as imagens das palavras impressas e coloque uma delas na primeira caixa. Pergunte qual palavra rima com “gato” e veja se ele consegue identificar o par (“pato”), colando na mesma caixa. Repita esse processo, até que cada par de palavras esteja em uma caixa.

7. O mundo da leitura

Por fim, essa atividade de alfabetização é muito simples e vale muito a pena transformá-la em um hábito na sua casa. Afinal, incorporar a leitura na rotina do seu filho traz enormes benefícios não só para as habilidades linguísticas, como cognitivas, sociais e afetivas. Além disso, a leitura aumentará o interesse do seu filho pelo mundo das palavras.

Selecione uma história e leia em voz alta. Você pode passar o dedo abaixo de cada frase para que ele entenda que há uma relação entre os símbolos escritos e as palavras ditas. Também incentive seu pequeno a fazer perguntas relacionadas ao texto. Responda utilizando palavras diferentes, para ele expandir ainda mais o vocabulário.

Depois, diga que é a vez dele de ler a história — mesmo que ele não saiba ler, deixe-o contar os eventos com suas próprias palavras. Aproveite para fazer perguntas sobre os personagens e os acontecimentos, observando se ele consegue respondê-las.

Como você viu, essas atividades de alfabetização podem ser feitas em casa e com materiais bem simples. Elas ajudarão bastante no desenvolvimento do seu filho, além de proporcionarem momentos de interações significativas entre a família. Esses são apenas alguns exemplos de atividades e brincadeiras do Kinedu.

Se você gostou, baixe gratuitamente o app do Kinedu e acesse +1.800 atividades personalizadas de acordo com a idade e o nível de desenvolvimento do seu filho!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.