Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estabelecendo a base para a leitura e a alfabetização

Pontos chave:
1. A alfabetização envolve mais do que apenas ler; inclui escrever, aprender, compreender e soletrar.
2. O desenvolvimento da alfabetização começa com habilidades de escuta e reconhecimento visual, apoiadas por atividades como cantar e ler livros.
3. Ler para o seu bebê desde cedo promove o interesse pela leitura e o desenvolvimento da linguagem.
4. A repetição e as rotinas de ler antes de dormir são importantes para o desenvolvimento da linguagem e para construir uma base sólida para a leitura.

A leitura é uma habilidade fundamental para as crianças e, mesmo que você não acredite, é algo que elas começam a praticar desde cedo. Mas o que é alfabetização? Ela não consiste apenas na capacidade de ler, mas também de escrever e aprender, e inclui compreensão e ortografia. Existem muitas experiências e habilidades que, desde o nascimento, estabelecem a base para que seu bebê aprenda a ler quando crescer. Portanto, antes de começar a ler, seu filho irá adquirir habilidades de escuta e entender padrões de sons quando você canta, rima e fala com ele; irá desenvolver seu reconhecimento visual e aprender a associar o que ouve com o que vê, por exemplo, quando você lê uma história e mostra suas imagens.

Fazer essas atividades é muito importante para o seu futuro desenvolvimento linguístico e alfabetização. Esta última não acontece só na pré-escola ou quando o seu pequeno começa a aprender as letras, mas em casa com você, graças a todas as interações afetivas e positivas que ocorrem entre vocês. Então, o que você pode fazer em cada etapa para ajudar na alfabetização do seu filho?

0 a 6 meses
Nunca é cedo demais para começar a ler para o seu bebê! Você pode passar tempo de qualidade com ele e se divertir enquanto lê.

X
banner kinedu desenvolvimento

6 a 12 meses
Provavelmente o seu pequeno quer morder ou levar à boca os livros que você dá a ele! Apesar disso, sente-o no seu colo e mostre-lhe os livros. Deixe que ele bata, morda ou vire as páginas. O simples fato de ter esse objeto em suas mãos o ajudará a se familiarizar com os materiais de leitura.

12 a 24 meses
Nesta idade, seu filho vai perceber que os livros não são apenas para bater ou morder. Talvez ele comece a explorá-los com cuidado e leve-os para você ler. Esta será uma fase emocionante! Ele começará a reconhecer as imagens e poderá fazer perguntas sobre a história, relacionando as imagens às suas experiências de vida. Não se surpreenda se rapidamente seu filho responder às suas perguntas apontando para alguma imagem ou completando a sua frase!

25 a 48 meses
Nesta fase, o seu pequeno vai adorar ler o mesmo livro de novo e de novo! Isso porque ele gosta de sentir que controla a situação e isso é possível graças à previsibilidade da história. Aproveite o fato de que ele gosta de repetição para estabelecer uma rotina na hora de dormir que inclua alguns minutos de leitura. Além disso, as repetições estimularão constantemente seu desenvolvimento linguístico, ajudando a criar conexões cerebrais.

No final, o mais importante é que, quando você lê com seu filho, você o ensina a amar livros e história e isso o motivará a aprender a ler mais tarde, mesmo que seja uma tarefa muito complicada. Então não espere e comece a cantar, falar e ler em voz alta para o seu pequeno!

No aplicativo Kinedu, você encontrará milhares de atividades divertidas para ajudar seu filho desde já a construir uma base sólida para aprender a ler mais adiante.

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.