X
X

Como e por que estimular as habilidades musicais do seu filho

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Há uma década, os jornais estavam cheios de artigos sobre o chamado “efeito Mozart”, que estabelecia que, simplesmente ouvindo música clássica desse compositor, os bebês se tornavam mais inteligentes. Hoje sabemos que isso é mais complicado do que parece, o que não significa que a música tenha deixado de ser extremamente valiosa para o desenvolvimento das crianças!

Pesquisas como a dos cientistas franceses do Instituto de Neurociências Cognitivas do Mediterrâneo mostraram que existem correlações significativas entre as habilidades musicais de crianças em idade pré-escolar e o raciocínio não-verbal. De acordo com o artigo de Sylvain Moreno, publicado em 2009 na revista Cerebral Cortex, a exposição à música beneficia as habilidades de consciência fonêmica, leitura e produção discursiva das crianças.

Em 2001, Sally Blythe, do Instituto de Psicologia Neurofisiológica, publicou um livro chamado “The Genius of Natural Childhood” (O Gênio da Infância Natural, em inglês) no qual afirmava que canções tradicionais, como rimas e cantigas infantis, além de reconfortantes e divertidas para o seu filho, são necessárias para o desenvolvimento. De acordo com as pesquisas, cantar e ouvir música são precursores do futuro bem-estar emocional e da preparação acadêmica das crianças, pois preparam sua audição, voz e cérebro para o desenvolvimento da linguagem. A Academia Americana de Pediatria (AAP) afirma que, entre dois e quatro anos de idade, as crianças passam por um momento crítico para a aquisição de linguagem e, portanto, é o momento perfeito para estimulá-las.

Como muitas pesquisas sugerem que o desenvolvimento da habilidade musical tem um impacto positivo na capacidade de comunicação de crianças em idade pré-escolar, aqui estão algumas ideias de como promover o desenvolvimento do seu filho por meio da música:

X
banner kinedu desenvolvimento

– Cantem juntos e façam disso um hábito. Escolha uma música que seja fácil de memorizar e inclua-a na rotina matinal ou na hora de dormir.

– Criem seus próprios instrumentos musicais, enchendo potes de plástico com diferentes quantidades de areia ou arroz cru, e peça para o seu filho balançá-los ritmicamente.

– Compartilhe algumas de suas músicas favoritas com ele, e coloque-as como música de fundo de vez em quando para ensinar o seu filho a gostar de música.

– Dancem usando alguns sinos nas roupas, como nas fantasias de natal.

– Crie uma lista de músicas que toda a família goste, e coloque-a como música de fundo em diferentes ocasiões.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!