Pontos chave:
1. Cultive bons modos e respeito ensinando sensibilidade ao seu filho.
2. Seja um modelo de bons modos através de suas ações para dar exemplo.
3. Incentive seu filho a dizer “olá” e “adeus” para os outros.
Quem não quer ter filhos bem-educados? Afinal, o comportamento do seu filho reflete em você, certo? Quem não gostaria que as primeiras palavras do filho fosse “por favor” e “obrigado”, mas isso provavelmente não vai acontecer… porém é possível começar a ensinar as crianças a serem educadas desde jovem.
Ensine seu filho a ser sensível
Na raiz das boas maneiras está o respeito pelos outros e, para que ele exista, é necessário que também exista sensibilidade. Então, ensinar seu filho a ser sensível será o começo. Uma criança sensível naturalmente se importará com os outros, o que a levará a se tornar uma pessoa bem-educada. Essencialmente, uma criança sensível será mais propensa a se tornar mais sincera e mais educada do que se tivesse aprendido essas competências em um livro de etiqueta.
Seja um bom exemplo
Demonstrar bons comportamentos é a melhor maneira de ensinar boas maneiras ao seu filho. Essencialmente, se você quer que seu filho seja uma criança educada, você precisa mostrar a ele como ser educado por meio de suas próprias ações. Lembre-se de que seu filho aprende por observação e imitação! Então, você precisa ter cuidado com suas ações e palavras.
Aqui estão algumas coisas que você pode experimentar:
- Modifique seu tom quando falar com o seu bebê, e tente usar palavras como “por favor” e “obrigada”. Mesmo que seu bebê ainda não compreenda a cortesia social dessas palavras, ele entenderá que “por favor” é como você consegue o que quer, e “obrigada” é como você encerra essa colaboração. Lembre-se de que as crianças entendem o uso da palavra muito antes de entender seu significado.
- Mostre ao seu bebê como tratar as pessoas, as coisas e os animais. Por exemplo, se seu bebê tende a pegar no rosto ou no cabelo de alguém, tente mover a mão dele, fazendo um carinho suave. Com o tempo, a gentileza se traduzirá em boas maneiras.
- Incentive seu filho a dizer “oi” e “tchau”. Por volta dos dois anos de idade, seu bebê certamente será capaz de dizer “oi” quando chegar e “tchau” ao sair. Na verdade, às vezes, seu filho pode ter vontade de dizer “oi” e “tchau”, mas pode ficar muito tímido para falar. Não se preocupe! Você pode tentar prepará-lo para a ocasião. Por exemplo, se vocês vão visitar a vovó, diga a ele: “Quando chegarmos à casa da vovó, diremos ‘Oi, vovó!’”.
Lembre-se de que boas maneiras são ensinadas, por isso, levará tempo para que seu filho as aprenda e as incorpore em sua vida cotidiana. Por isso, seja paciente.
Uma resposta