Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ensinar boas maneiras em casa

Pontos chave:
1. Cultive bons modos e respeito ensinando sensibilidade ao seu filho.
2. Seja um modelo de bons modos através de suas ações para dar exemplo.
3. Incentive seu filho a dizer “olá” e “adeus” para os outros.

Quem não quer ter filhos bem-educados? Afinal, o comportamento do seu filho reflete em você, certo? Quem não gostaria que as primeiras palavras do filho fosse “por favor” e “obrigado”, mas isso provavelmente não vai acontecer… porém é possível começar a ensinar as crianças a serem educadas desde jovem.

Ensine seu filho a ser sensível

Na raiz das boas maneiras está o respeito pelos outros e, para que ele exista, é necessário que também exista sensibilidade. Então, ensinar seu filho a ser sensível será o começo. Uma criança sensível naturalmente se importará com os outros, o que a levará a se tornar uma pessoa bem-educada. Essencialmente, uma criança sensível será mais propensa a se tornar mais sincera e mais educada do que se tivesse aprendido essas competências em um livro de etiqueta.

Seja um bom exemplo

X
banner kinedu desenvolvimento

Demonstrar bons comportamentos é a melhor maneira de ensinar boas maneiras ao seu filho. Essencialmente, se você quer que seu filho seja uma criança educada, você precisa mostrar a ele como ser educado por meio de suas próprias ações. Lembre-se de que seu filho aprende por observação e imitação! Então, você precisa ter cuidado com suas ações e palavras.

Aqui estão algumas coisas que você pode experimentar:

  • Modifique seu tom quando falar com o seu bebê, e tente usar palavras como “por favor” e “obrigada”. Mesmo que seu bebê ainda não compreenda a cortesia social dessas palavras, ele entenderá que “por favor” é como você consegue o que quer, e “obrigada” é como você encerra essa colaboração. Lembre-se de que as crianças entendem o uso da palavra muito antes de entender seu significado.
  • Mostre ao seu bebê como tratar as pessoas, as coisas e os animais. Por exemplo, se seu bebê tende a pegar no rosto ou no cabelo de alguém, tente mover a mão dele, fazendo um carinho suave. Com o tempo, a gentileza se traduzirá em boas maneiras.
  • Incentive seu filho a dizer “oi” e “tchau”. Por volta dos dois anos de idade, seu bebê certamente será capaz de dizer “oi” quando chegar e “tchau” ao sair. Na verdade, às vezes, seu filho pode ter vontade de dizer “oi” e “tchau”, mas pode ficar muito tímido para falar. Não se preocupe! Você pode tentar prepará-lo para a ocasião. Por exemplo, se vocês vão visitar a vovó, diga a ele: “Quando chegarmos à casa da vovó, diremos ‘Oi, vovó!’”.

Lembre-se de que boas maneiras são ensinadas, por isso, levará tempo para que seu filho as aprenda e as incorpore em sua vida cotidiana. Por isso, seja paciente.

Artigos Relacionados