Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ensinar seu filho a lidar com desafios?

Pontos chave:

  1. Desenvolver estratégias de enfrentamento úteis em crianças melhora a resiliência e reduz o estresse à medida que elas lidam com preocupações e desafios.
  2. Os pais desempenham um papel crucial em ajudar as crianças a desencorajar estratégias não úteis e incentivar as eficazes, como buscar ajuda e manter a calma.
  3. Incentivar as crianças a conversar sobre seus problemas com adultos e ensiná-las a identificar e rotular suas emoções são formas eficazes de construir agilidade emocional.
  4. Permitir que as crianças experimentem e processem emoções negativas em vez de evitá-las é essencial para o desenvolvimento emocional e habilidades de enfrentamento delas.

“O que os pais podem fazer é reconhecer o aborrecimento das crianças e expressar sobre as diferentes maneiras nas quais as crianças podem lidar com uma determinada situação”, diz Frydenberg.

As crianças que desenvolvem estratégias de enfrentamento são mais propensas a se tornarem resilientes, trabalhando suas preocupações e reduzindo o estresse. Estratégias de enfrentamento são aquilo que fazemos e pensamos para superar situações difíceis. Para as crianças, essas situações estressantes podem se apresentar ao terem que se despedir dos pais, ou durante as interações com os colegas.

Ajudar as crianças a lidar com esse tipo de preocupação lhes dará as ferramentas para depois lidar com o estresse que enfrentarão durante a vida adulta. Da mesma forma, ajudará a reduzir o risco de problemas relacionados à saúde mental.

Como os pais podem ajudar?

A psicóloga Erica Frydenberg, da Escola de Pós-Graduação em Educação de Melbourne, diz que os pais podem ajudar as crianças a aprenderem a lidar com suas questões, inibindo estratégias inúteis e incentivando-as a utilizar as que são úteis. Por exemplo, os pais podem desincentivar seus filhos a colocarem a culpa em outras pessoas, e encorajá-los a pedir ajuda e a manter a calma diante de um problema. Incentivar as crianças a falarem com um adulto sobre seus problemas é particularmente eficaz, especialmente quando leva a diálogos sobre estratégias de enfrentamento.

X
banner kinedu desenvolvimento

A psicóloga Susan David, autora do livro “Agilidade Emocional” criou o termo “helicóptero paternal” para descrever a situação em que os pais intervêm, não deixando que seus filhos experimentem uma emoção negativa. Estratégias como correr para resgatá-los, ou minimizar suas emoções ou problemas, não permitem que a criança aprenda a se virar.

Dr. David oferece quatro passos úteis para ajudar uma criança a enfrentar, ao invés de evitar, uma emoção negativa.

  • Sinta. Não afaste ou evite emoções negativas; sinta-as e reconheça-as!
  • Mostre. Mostre todas as emoções – algumas famílias têm regras em torno delas, em que algumas podem ser mostradas e outras devem ser escondidas.
  • Nomeie. Nomear as emoções é uma habilidade essencial para as crianças – elas devem aprender a identificar e nomear suas emoções.
  • Observe elas irem embora. Até mesmo as emoções mais difíceis acabam passando. Ajude seu filho a perceber isso.

Lembre-se de que os pais são os primeiros e mais importantes professores dos seus filhos. Dar o exemplo será muito útil para ajudar seu filho a ter sucesso com suas estratégias de enfrentamento.

Fontes:

Artigos Relacionados