Pontos chave:
- Expressar gratidão leva a ser compassivo, generoso, feliz e saudável.
- Cultive a gratidão nas crianças modelando e apreciando-as.
- Use palavras como “grato” e “obrigado” no vocabulário diário.
- Incorpore atividades relacionadas à gratidão em sua rotina diária.
Estudos demonstram que as pessoas que regularmente expressam gratidão aos outros têm maior probabilidade de serem prestativas, compassivas, generosas, felizes e saudáveis. Embora as crianças pequenas ainda não possam identificar e expressar sentimentos complexos, é importante começar a construir um sentimento de gratidão desde os primeiros anos.
Dicas para estimular a gratidão nas crianças
Há muitas maneiras de cultivar a gratidão em casa. Comece sendo um modelo e praticando a gratidão, e crie tradições familiares que a tenham como foco. Aqui estão algumas ideias:
1. Diga ao seu filho o que você gosta nele. Observe todas as coisas que você aprecia e pelas quais é grato em relação ao seu filho. Então simplesmente diga isso a ele! Você perceberá que o reconhecimento é um grande motivador, até mais forte que o elogio.
2. Demonstre a apreciação e a gratidão por outras pessoas. As crianças aprendem por meio da observação. Elas são como esponjas, absorvendo as informações e depois imitando e fazendo as coisas de forma independente. Elas prestam atenção à maneira como tratamos os outros, então seja um bom exemplo. Seja atencioso e agradecido em suas interações cotidianas com outras pessoas.
3. Use as palavras “grato” e “agradecido” em seu vocabulário cotidiano. Ao ouvir isso com frequência, seu filho aprenderá o que essas palavras significam. Diga a ele que ser grato significa perceber algo em sua vida que te faz feliz. Por exemplo, você pode dizer “Estou agradecido por esse lindo dia!”. Incentive a expressão do apreço do seu filho pelas pessoas que o cercam e contribuem para sua vida.
4. Incorpore uma atividade de “gratidão” em sua rotina. Seja listar as coisas pelas quais você é grato todos os dias antes de ir para a cama, compartilhar histórias sobre gratidão e generosidade ou manter um diário familiar de gratidão, incorporar uma atividade relacionada a esse sentimento irá ajudá-lo a praticá-lo todos os dias. Então, isso se tornará parte de quem vocês são.
Ao praticar a gratidão, nos concentramos no bem, e não nas coisas negativas em nossas vidas, ajudando-nos a ter uma perspectiva positiva. É um dos segredos para uma vida feliz. Por que não começar hoje?
Uma resposta