X
X
gratidão crianças

Como estimular a gratidão nas crianças

1 min

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Estudos demonstram que as pessoas que regularmente expressam gratidão aos outros têm maior probabilidade de serem prestativas, compassivas, generosas, felizes e saudáveis. Embora as crianças pequenas ainda não possam identificar e expressar sentimentos complexos, é importante começar a construir um sentimento de gratidão desde os primeiros anos.

Dicas para estimular a gratidão nas crianças

Há muitas maneiras de cultivar a gratidão em casa. Comece sendo um modelo e praticando a gratidão, e crie tradições familiares que a tenham como foco. Aqui estão algumas ideias:

1. Diga ao seu filho o que você gosta nele. Observe todas as coisas que você aprecia e pelas quais é grato em relação ao seu filho. Então simplesmente diga isso a ele! Você perceberá que o reconhecimento é um grande motivador, até mais forte que o elogio.

X
banner kinedu desenvolvimento

2. Demonstre a apreciação e a gratidão por outras pessoas. As crianças aprendem por meio da observação. Elas são como esponjas, absorvendo as informações e depois imitando e fazendo as coisas de forma independente. Elas prestam atenção à maneira como tratamos os outros, então seja um bom exemplo. Seja atencioso e agradecido em suas interações cotidianas com outras pessoas.

3. Use as palavras “grato” e “agradecido” em seu vocabulário cotidiano. Ao ouvir isso com frequência, seu filho aprenderá o que essas palavras significam. Diga a ele que ser grato significa perceber algo em sua vida que te faz feliz. Por exemplo, você pode dizer “Estou agradecido por esse lindo dia!”. Incentive a expressão do apreço do seu filho pelas pessoas que o cercam e contribuem para sua vida.

4. Incorpore uma atividade de “gratidão” em sua rotina. Seja listar as coisas pelas quais você é grato todos os dias antes de ir para a cama, compartilhar histórias sobre gratidão e generosidade ou manter um diário familiar de gratidão, incorporar uma atividade relacionada a esse sentimento irá ajudá-lo a praticá-lo todos os dias. Então, isso se tornará parte de quem vocês são.

Ao praticar a gratidão, nos concentramos no bem, e não nas coisas negativas em nossas vidas, ajudando-nos a ter uma perspectiva positiva. É um dos segredos para uma vida feliz. Por que não começar hoje?

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Como estimular a gratidão nas crianças”

  1. Pingback: Como promover a gratidão em família - Kinedu Blog

Comentários encerrados.