Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ensinar gratidão aos meus filhos?

gratidão crianças

Pontos chave:

  1. Expressar gratidão leva a ser compassivo, generoso, feliz e saudável.
  2. Cultive a gratidão nas crianças modelando e apreciando-as.
  3. Use palavras como “grato” e “obrigado” no vocabulário diário.
  4. Incorpore atividades relacionadas à gratidão em sua rotina diária.

Estudos demonstram que as pessoas que regularmente expressam gratidão aos outros têm maior probabilidade de serem prestativas, compassivas, generosas, felizes e saudáveis. Embora as crianças pequenas ainda não possam identificar e expressar sentimentos complexos, é importante começar a construir um sentimento de gratidão desde os primeiros anos.

Dicas para estimular a gratidão nas crianças

Há muitas maneiras de cultivar a gratidão em casa. Comece sendo um modelo e praticando a gratidão, e crie tradições familiares que a tenham como foco. Aqui estão algumas ideias:

1. Diga ao seu filho o que você gosta nele. Observe todas as coisas que você aprecia e pelas quais é grato em relação ao seu filho. Então simplesmente diga isso a ele! Você perceberá que o reconhecimento é um grande motivador, até mais forte que o elogio.

X
banner kinedu desenvolvimento

2. Demonstre a apreciação e a gratidão por outras pessoas. As crianças aprendem por meio da observação. Elas são como esponjas, absorvendo as informações e depois imitando e fazendo as coisas de forma independente. Elas prestam atenção à maneira como tratamos os outros, então seja um bom exemplo. Seja atencioso e agradecido em suas interações cotidianas com outras pessoas.

3. Use as palavras “grato” e “agradecido” em seu vocabulário cotidiano. Ao ouvir isso com frequência, seu filho aprenderá o que essas palavras significam. Diga a ele que ser grato significa perceber algo em sua vida que te faz feliz. Por exemplo, você pode dizer “Estou agradecido por esse lindo dia!”. Incentive a expressão do apreço do seu filho pelas pessoas que o cercam e contribuem para sua vida.

4. Incorpore uma atividade de “gratidão” em sua rotina. Seja listar as coisas pelas quais você é grato todos os dias antes de ir para a cama, compartilhar histórias sobre gratidão e generosidade ou manter um diário familiar de gratidão, incorporar uma atividade relacionada a esse sentimento irá ajudá-lo a praticá-lo todos os dias. Então, isso se tornará parte de quem vocês são.

Ao praticar a gratidão, nos concentramos no bem, e não nas coisas negativas em nossas vidas, ajudando-nos a ter uma perspectiva positiva. É um dos segredos para uma vida feliz. Por que não começar hoje?

Artigos Relacionados