X
X

Como estimular o raciocínio e a curiosidade do seu filho

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Crianças pré-escolares são muito curiosas. Muitas das coisas que as cercam as levam a viver novas experiências, enquanto a capacidade delas de receber e processar as informações do mundo é constantemente atualizada. É por isso que, entre os três e os quatro anos de idade, o seu filho ficará repentinamente muito interessado em como as coisas funcionam. Como ele depende de pessoas de que gosta e confia para decifrar os mistérios do mundo, neste estágio de desenvolvimento, ele começará a fazer muitas perguntas a você, desde coisas mundanas e aparentemente simples até coisas que beiram a genialidade.

É vital para o desenvolvimento cognitivo do seu filho que ele se sinta à vontade para fazer perguntas, porque assim ele estará participando ativamente do seu próprio aprendizado. De acordo com o livro “Transdisciplinary play-based assessment” (Avaliação baseada em jogos transdisciplinares, em inglês), escrito pelo psicólogo do desenvolvimento Toni Linder, entre 26 e 32 meses de idade, as crianças começam a perguntar “onde?”, aproximadamente aos 40 meses perguntam “quem?”, e entre 42 e 49 meses espera-se que perguntem “quando?” e “por quê?”.

Aqui estão algumas dicas para estimular as habilidades de raciocínio e a curiosidade do seu filho:

– Mantenha o interesse pelas perguntas e pelo que o seu filho acha interessante ou surpreendente.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Ofereça oportunidades para descobrir coisas novas, pois assim fica mais divertido perguntar.

– Responda as perguntas de forma que estimule o seu filho a explorar mais sobre o assunto, ao invés de dar respostas como “sim”, “não” ou “porque é assim que funciona”.

– Explore as coisas por meio dos sentidos.

– Mostre a ele como perguntar e compartilhar conhecimento sem ser rude.

– Incentive-o a pensar em como e por que as coisas funcionam enquanto vocês pintam, brincam com água, cozinham ou fazem um bolo.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!