Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como incentivar seu filho a fazer perguntas

Pontos chave:
1. Por volta dos 3-4 anos, as crianças são altamente curiosas e desejam entender como as coisas funcionam.
2. Incentivar as crianças a fazer perguntas é vital para o seu desenvolvimento cognitivo e aprendizagem ativa.
3. As crianças geralmente evoluem de fazer perguntas de “onde” para “quem” e, eventualmente, para perguntas de “quando” e “por que” à medida que se desenvolvem.
4. Dicas para incentivar o raciocínio e a curiosidade incluem demonstrar interesse por suas perguntas, oferecer oportunidades de aprendizagem envolventes e encorajar a exploração dos sentidos.

Crianças pré-escolares são muito curiosas. Muitas das coisas que as cercam as levam a viver novas experiências, enquanto a capacidade delas de receber e processar as informações do mundo é constantemente atualizada. É por isso que, entre os três e os quatro anos de idade, o seu filho ficará repentinamente muito interessado em como as coisas funcionam. Como ele depende de pessoas de que gosta e confia para decifrar os mistérios do mundo, neste estágio de desenvolvimento, ele começará a fazer muitas perguntas a você, desde coisas mundanas e aparentemente simples até coisas que beiram a genialidade.

É vital para o desenvolvimento cognitivo do seu filho que ele se sinta à vontade para fazer perguntas, porque assim ele estará participando ativamente do seu próprio aprendizado. De acordo com o livro “Transdisciplinary play-based assessment” (Avaliação baseada em jogos transdisciplinares, em inglês), escrito pelo psicólogo do desenvolvimento Toni Linder, entre 26 e 32 meses de idade, as crianças começam a perguntar “onde?”, aproximadamente aos 40 meses perguntam “quem?”, e entre 42 e 49 meses espera-se que perguntem “quando?” e “por quê?”.

Aqui estão algumas dicas para estimular as habilidades de raciocínio e a curiosidade do seu filho:

X
banner kinedu desenvolvimento

– Mantenha o interesse pelas perguntas e pelo que o seu filho acha interessante ou surpreendente.

– Ofereça oportunidades para descobrir coisas novas, pois assim fica mais divertido perguntar.

– Responda as perguntas de forma que estimule o seu filho a explorar mais sobre o assunto, ao invés de dar respostas como “sim”, “não” ou “porque é assim que funciona”.

– Explore as coisas por meio dos sentidos.

– Mostre a ele como perguntar e compartilhar conhecimento sem ser rude.

– Incentive-o a pensar em como e por que as coisas funcionam enquanto vocês pintam, brincam com água, cozinham ou fazem um bolo.

Artigos Relacionados