X
X

Como lidar com os terríveis 2 anos de idade

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

O segundo aniversário do seu filho está chegando? Então você sabe que a “crise dos dois anos” está se aproximando. Essa crise pode surgir entre 18 e 34 meses de idade – ela tem mais a ver com o estágio de desenvolvimento do seu filho do que com a idade dele, por isso, você pode ter que começar a lidar com este momento quando menos esperar.

Mas essa crise é tão terrível como as pessoas dizem por aí? Isso vai depender de como você irá lidar com esse momento! As crianças de dois anos estão começando a perceber que são indivíduos separados de seus pais, e isso significa que elas estão determinadas a agir de forma independente, testar seus limites e comunicar seus gostos e desgostos o máximo que puderem.

A desvantagem é que, nessa fase, as crianças ainda estão desenvolvendo suas habilidades, então, não conseguem fazer tudo a que se propõem, e isso é muito frustrante para elas. Além disso, elas têm dificuldade para expressar seus sentimentos e controlar seus impulsos emocionais, de modo que a raiva e a frustração tendem a surgir inesperadamente na forma de choro, birras ou gritos. Durante esse período, seu filho precisará de toda a sua paciência e apoio para ajudá-lo a navegar no mar de emoções que ele experimentará.

Comportamentos desafiadores geralmente significam que seu filho não sabe como expressar seus sentimentos de forma adequada, ou que não sabe como obter o que ele deseja. Para lidar com esses comportamentos desafiadores, você deve apresentar ao seu filho formas construtivas de lidar com os sentimentos.

Aqui estão algumas dicas que você pode experimentar para lidar com comportamentos desafiadores:

1. Nomeie as emoções

Leia livros com o seu filho e converse com ele sobre os sentimentos dos personagens. Dessa forma, quando seu filho conseguir identificar um sentimento, você poderá sugerir a ele uma forma de se sentir melhor ou de resolver o problema.

2. Planeje seu dia com antecedência

Evite ir ao supermercado quando estiver muito perto da hora do cochilo do seu filho. Além disso, certifique-se de ter um lanchinho em sua bolsa para o caso de o seu filho ficar com fome quando estiver fora de casa. Se você tiver que sair para fazer compras, tente fazer isso durante o período do dia em que ele geralmente está de bom humor. Evitar sair de casa quando você sabe que o seu filho estará irritado pode evitar muitos problemas!

3. Ofereça opções apropriadas à idade do seu filho

X
banner kinedu desenvolvimento

Quando seu pequeno se recusa a fazer algo ou a parar de fazer algo, o problema muitas vezes é o controle. Primeiro, lembre-se de usar um tom de voz calmo e palavras neutras e positivas. Tenha em mente que as sugestões estimulam mais a cooperação do que as ordens. Então, ao invés de impor uma ordem ao seu filho, peça as coisas “com jeitinho”, oferecendo a ele algumas opções. Por exemplo, se você quiser que ele arrume a bagunça, pergunte: “O que você gostaria de pegar primeiro, seus blocos ou seus livros?”. Certifique-se de que as opções sejam limitadas, específicas e aceitáveis para você!  Outro exemplo: ofereça duas opções de roupas diferentes para o seu filho vestir. Isso dará a ele uma sensação de controle e apoio.

4. Pratique o autocontrole

Mesmo que o autocontrole se desenvolva ao longo dos anos, você pode aproveitar os momentos do dia a dia para ensinar essa importante habilidade para o seu filho. Uma das melhores maneiras de ensinar o autocontrole é por meio das brincadeiras, especificamente aquelas em que ele precisa se revezar com alguém. Essas brincadeiras são ótimas para praticar a espera, o controle de impulsos e o compartilhamento. Brincadeiras de faz-de-conta também oferecem muitas oportunidades para esperar, se revezar e negociar, enquanto o seu filho decide como a história seguirá.

Embora a “crise dos dois anos” seja um período difícil para a maioria dos pais, é um momento importante para o desenvolvimento da independência do seu filho. Lembre-se que ensiná-lo a administrar suas emoções agora trará a ele muitos benefícios no futuro!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Como lidar com os terríveis 2 anos de idade”

  1. Pingback: Terrible two: entenda melhor essa fase infantil! - Kinedu Blog

Comentários encerrados.