Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é teoria da mente em crianças?

Pontos chave:
1. A teoria da mente é a capacidade de entender que os outros têm seus próprios pensamentos, crenças e desejos.
2. Crianças mais novas podem ter dificuldade com a teoria da mente, pois podem não perceber que as crenças dos outros podem diferir da realidade.
3. A teoria da mente tem impactos sociais significativos, ajudando as crianças a prever e explicar o comportamento dos outros em contextos de cooperação, competição e altruísmo.
4. Também tem impactos cognitivos, permitindo que as crianças usem a metarrepresentação e compreendam conceitos complexos relacionados a realidades subjetivas e objetivas, fatos e valores.

Como adultos, entendemos que os outros têm seus próprios pensamentos, crenças e desejos; isto é, eles têm seu próprio modo de pensar. Mas nem sempre estamos conscientes disso. Para serem capazes de entender as intenções e crenças dos outros, as crianças precisam desenvolver uma teoria da mente. Para ilustrar isso com um exemplo, vamos contar uma breve história!

Uma garotinha coloca todos os blocos de brinquedo em um recipiente e depois sai do quarto. Enquanto isso, alguém entra e reorganiza a sala, mudando os blocos para uma caixa diferente. Mais tarde, a menina retorna e quer construir uma torre de blocos. Onde ela irá procurar os blocos? Como diversos estudos mostraram, as crianças mais jovens provavelmente iriam responder que ela abrirá a caixa onde os blocos realmente estão. É somente a partir dos 4 ou 5 anos de idade que as crianças entendem que o que a garotinha imagina não é necessariamente o que acontece, ou seja, elas seriam capazes de responder que a garotinha irá procurar os blocos no lugar onde ela inicialmente os guardou.

Ter uma teoria da mente desenvolvida tem um enorme impacto sobre as crianças, uma vez que transforma a maneira como elas são capazes de enxergar os outros e dar sentido às suas ações. Basicamente, a teoria da mente impacta duas grandes áreas do desenvolvimento da criança: social e cognitiva.

X
banner kinedu desenvolvimento

Impacto social
A teoria da mente é uma importante ferramenta social que permite à uma criança explicar e prever o comportamento dos outros. Tanto para cooperar quanto para competir é necessário entender os estados mentais das pessoas; é essencial conhecer as crenças, desejos e intenções dos outros para ter sucesso em qualquer uma dessas tarefas. Ao competir precisamos saber se as intenções da outra pessoa entram em conflito com as nossas e, sendo assim, fazer algo a respeito. Por outro lado, para comportar-se de maneira altruísta é necessário conhecer o que os outros precisam e desejam, bem como compreender o que eles pensam sobre nós (por exemplo, saber que os outros pensarão mal de nós se formos egoístas e vice-versa). Além disso, entender as intenções dos outros ajuda as crianças a diferenciar comportamentos acidentais de comportamentos maliciosos.

Impacto cognitivo
A teoria da mente permite que as crianças adquiram certas formas de raciocínio, dando grandes passos em seu desenvolvimento cognitivo. Um dos passos mais importantes é a capacidade de usar a meta-representação. O que isto significa? Em termos simples, significa imaginar o que a outra pessoa está pensando e julgar se isso realmente se relaciona com o mundo real, por exemplo, quando pensamos que a crença da outra pessoa é falsa. Por mais simples que pareça para os adultos, ter uma teoria da mente como essa envolve compreender conceitos muito complexos. Isso significa reconhecer que existe uma única realidade, mas que nem todos têm a mesma representação dela. Além disso, implica compreender conceitos como subjetividade, objetividade, fatos e valores. Por exemplo, entender que um fato não é negociável enquanto uma opinião é subjetiva, aberta à discussão e pode variar de pessoa para pessoa.

Frye, D. & Moore, C. (2014). Children’s Theories of Mind: Mental States and Social Understanding. Psychology Press.

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.