Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como as habilidades sociais podem ajudar os bebês a aprender novos idiomas

aprender um novo idioma

Pontos chave:

  1. Os bebês aprendem novos idiomas melhor por meio da interação social do que por áudio ou vídeo.
  2. Um estudo do Instituto de Aprendizagem e Ciências Cerebrais relacionou a capacidade dos bebês de aprender novos sons de um idioma com o “alternar o olhar”, um comportamento social que envolve contato visual e atenção visual compartilhada.
  3. Bebês que participaram de mais “alternadas do olhar” durante as sessões de tutoria de um idioma estrangeiro apresentaram maior resposta cerebral ao novo idioma.
  4. Interações sociais, incluindo o “alternar o olhar”, desempenham um papel crucial no processo de aprendizado de linguagem de um bebê.

Será que as habilidades sociais de um bebê podem ter um papel importante ao aprender um novo idioma?

É claro que os bebês aprendem melhor um idioma interagindo com as pessoas, do que ouvindo gravações de áudio ou vídeos. No entanto, ainda não havia clareza sobre quais aspectos de uma interação social seriam os mais críticos para que os bebês aprendessem uma nova língua – até agora.

A relação entre aprender um novo idioma e “alternar o olhar”

Um novo estudo conduzido por pesquisadores do Instituto de Aprendizagem e Ciências do Cérebro (I-LABS) da Universidade de Washington demonstrou, pela primeira vez, uma relação entre a capacidade de um bebê aprender novos sons de uma língua (o que, mais tarde, se tornará a aprendizagem de um novo idioma) e um comportamento social chamado “alternar o olhar”, um comportamento primário que acontece quando o bebê faz contato visual e depois olha para o mesmo objeto para o qual outra pessoa está olhando. Esse comportamento é um dos primeiros dos bebês!

De acordo com Rechele Brooks, professora assistente de pesquisa do I-LABS, “esses momentos de atenção visual compartilhada são capazes de mudar o cérebro dos bebês, e se desenvolvem à medida que eles interagem com seus pais”.

X
banner kinedu desenvolvimento

Descobertas da pesquisa

Nessa pesquisa, bebês de 9,5 meses de idade de famílias de língua inglesa participaram de sessões de estudos de línguas estrangeiras durante 4 semanas. Os 17 bebês que participaram do estudo interagiram com um professor durante as sessões de 12 a 25 minutos. Os tutores conversavam, liam livros e brincavam enquanto falavam em espanhol.

No começo da primeira semana e no fim da última, os pesquisadores contabilizaram com que frequência os bebês alternavam o olhar entre seus tutores e os brinquedos. No fim desse período, eles observaram quanto de espanhol os bebês tinham aprendido.

Curiosamente, os resultados mostraram que, quanto maior o número de movimentos dos olhos dos bebês que participaram durante as sessões de estudo, maiores eram as respostas do cérebro aos sons da língua espanhola!

Essas descobertas confirmam a importância do olhar e da atenção compartilhada em aprender um novo idioma, e mostram que os bebês não são apenas ouvintes passivos. O envolvimento de um bebê durante uma interação social contribui claramente para aprender um novo idioma.

Agora, sempre que for brincar com seu bebê, observe se ele alterna o olhar: isso significa que ele está prestando atenção e mostrando que está pronto para aprender!

Artigos Relacionados