Será que as habilidades sociais de um bebê podem desempenhar um papel de decodificação na aprendizagem de um outro idioma? É claro que os bebês aprendem melhor a linguagem interagindo com as pessoas, do que ouvindo gravações de áudio ou vídeos. No entanto, ainda não havia clareza sobre quais aspectos de uma interação social seriam os mais críticos para que os bebês aprendessem uma nova língua – até agora.

Um novo estudo conduzido por pesquisadores do Instituto de Aprendizagem e Ciências do Cérebro (I-LABS) da Universidade de Washington demonstrou, pela primeira vez, uma conexão entre a capacidade de um bebê aprender novos sons da língua (o que, mais tarde, se tornará um novo idioma) e um comportamento social chamado “alternar o olhar”.

Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, esse comportamento ocorre quando um bebê realiza um contato visual e depois olha para o mesmo objeto que a outra pessoa está olhando (exemplo na imagem abaixo).

De acordo com Rechele Brooks, professora assistente de pesquisa do I-LABS, "esses momentos de atenção visual compartilhada são capazes de mudar o cérebro dos bebês, e se desenvolvem à medida que eles interagem com seus pais”.

App Kinedu Desenvolvimento do bebePowered by Rock Convert

Nessa pesquisa, bebês de 9,5 meses de idade de famílias de língua inglesa participaram de sessões de estudos de língua estrangeira durante 4 semanas. Os 17 bebês que participaram do estudo interagiram com um professor durante as sessões de 12 a 25 minutos. Os tutores conversavam, liam livros e brincavam enquanto falavam em espanhol.

Curiosamente, os resultados mostraram que, quanto maior o número de movimentos dos olhos dos bebês que participavam durante as sessões de estudo, maior a resposta do cérebro aos sons da língua espanhola!

Essas descobertas confirmam a importância do olhar no aprendizado de um novo idioma. e mostram que os bebês não são apenas ouvintes passivos. O envolvimento de um bebê durante uma interação social contribui claramente para o aprendizado de um novo idioma. Agora, sempre que for brincar com seu bebê, observe se ele realiza movimentos com os olhos: isso significa que ele está prestando atenção e mostrando que está pronto para aprender!

Fonte:

Barbara T. Conboy, Rechele Brooks, Andrew N. Meltzoff e Patricia K. Kuhl. Interação social na aprendizagem de fonética em segunda língua por crianças: uma exploração das relações cérebro-comportamento. Neuropsicologia do Desenvolvimento, 2015.