Sabemos que o refluxo pode ser doloroso para o seu filho e desafiador para você. O refluxo nos bebês geralmente ocorre quando o músculo entre o esôfago e o estômago ainda não está totalmente desenvolvido. O desconforto também pode ocorrer se o seu bebê tiver bolhas de ar no estômago ou se ele comer muito rapidamente.

Neste artigo, sugerimos algumas coisas que você pode tentar, e esperamos que elas ajudem você e seu pequeno.

Durante a amamentação:

  • Coloque seu bebê na posição na vertical.
  • Evite televisão ou distrações que possam fazer com que ele fique muito ativo ou superestimulado.
  • Tente amamentá-lo assim que perceber que ele está com fome, de modo a impedir que ele chore e engula ar.
  • Tente amamentá-lo lentamente. Se ele se alimenta com uma mamadeira, verifique se a abertura do ar é do tamanho certo. Se você virar a mamadeira, ela deve pingar várias gotas de leite por segundo. Isso impedirá que o seu filho sugue muito rápido ou com muita força e engula ar. Se você estiver amamentando, quando perceber que a sucção diminuiu e seu peito está mais macio, faça uma pausa e tente fazer seu bebê arrotar. Faça isso antes de oferecer o outro peito.
  • Quando estiver tentando fazer seu bebê arrotar, observe se ele se sente mais confortável se você fizer isso segurando a cabeça dele e sentando-o no seu colo. Colocá-lo para arrotar por cima do seu ombro pode acabar pressionando muito o estômago.
  • Após a amamentação, tente manter seu bebê na posição vertical por 30 minutos.

Durante as brincadeiras:

Aguarde uma hora após a amamentação para realizar atividades em que o seu bebê fique de bruços. Veja se ele fica confortável em um ângulo de 45 graus em seu assento. Experimente uma almofada de amamentação ou diferentes tipos de apoio para as costas para ver se ele prefere algum em particular. Se isso for demais para ele, tentem relaxar por meia hora, mantendo-o na posição vertical ou apoiando-o no seu peito.

Os bebês podem ficar de bruços desde o nascimento; portanto, se ele se sentir confortável em seu peito, você pode tentar fazer atividades nesta posição para fortalecer o pescoço, as costas e o tronco dele, ajudando-o a controlar a cabeça e o refluxo.

banner kinedu saúde

Você também pode explorar nosso catálogo e filtrar por idade para selecionar as atividades com as quais seu bebê se sentirá mais confortável depois de se alimentar e tentar ficar de bruços mais tarde.

Para um momento relaxante:

A massagem para bebês realmente ajudará seu pequeno com seu refluxo e problemas digestivos; Lembre-se de esperar 30 minutos após a amamentação para experimentá-la. Você também pode massageá-lo durante o banho. Massagear todo o corpo irá ajudá-lo a obter tônus ​​e coordenação muscular, aliviando a dor causada pelo refluxo. Embora você não possa massagear o músculo responsável pelos sintomas do refluxo, você pode acariciar delicadamente o abdômen do seu bebê para relaxar a área e aliviar a dor. Tente massagear em um ângulo de 45 graus ou enquanto ele estiver sentado. A massagem deve ser feita no sentido horário, pois é nessa direção que o sistema digestório funciona.

Recomendamos começar com os pés e as pernas para relaxar ainda mais seu o bebê antes de massagear a área do abdômen. Leia mais sobre isso neste artigo sobre massagem em bebês.

O refluxo nos bebês geralmente desaparece por conta própria, sem causar problemas para o seu filho. Dito isto, é importante conversar com o seu médico se você tiver perguntas ou preocupações específicas ou se seu bebê:

  • Não estiver ganhando peso;
  • Vomitar continuamente;
  • Apresentar sangue em suas regurgitações ou fezes;
  • Tiver dificuldades para respirar ou tossir constantemente;
  • Recusar-se a comer.

Veja outros artigos relacionados: