Por que é tão importante se conectar com o seu bebê durante a gravidez?

Vários estudos demonstraram que o humor da mãe pode influenciar o desenvolvimento de seu bebê. Por exemplo, um estudo realizado pelo Dr. Silvie Richard encontrou uma ligação entre mães muito estressadas e problemas de saúde em seus bebês após o nascimento. Cientistas como Rottman, Nilsson e Lukesch também estudaram a rejeição das mães em relação a seus bebês durante a gravidez e encontraram correlações significativas entre a rejeição materna e a presença de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) em bebês. Além disso, verificou-se que muitos bebês que foram rejeitados durante a gravidez apresentaram rejeição à amamentação ou disfunções alimentares.

banner kinedu prenatal pt

Por outro lado, outros estudos mostraram que há resultados positivos quando a mãe se conecta com o bebê e o estimula durante a gravidez. Por exemplo, Thomas Verny e o Dr. René Van de Carr estudaram o desenvolvimento fetal e descobriram que os bebês que são estimulados no útero choram menos, são mais tranquilos e demonstram melhor capacidade de aprendizagem após o nascimento. Da mesma forma, existem muitos estudos que demonstraram diversos benefícios decorrentes da estimulação pré-natal.

Como você pode se conectar com o seu bebê?

  • Concentre-se em sentir cada movimento que seu bebê faz. Por exemplo, na primeira vez que você sentir um chute, tente se conectar e imaginar o seu bebê. Os movimentos do seu bebê são um lembrete de que o coração dele está batendo dentro de você. Responda aos chutes do seu bebê fazendo uma massagem suave ou pressionando levemente a sua barriga.
  • Faça diversos exercícios de relaxamento para diminuir o estresse, elevar as emoções positivas e conectar-se com o seu bebê.
  • Fale com frequência, conte histórias ou cante para o seu bebê. Ele certamente irá se sentir calmo ao ouvir sua voz.
  • Ouça músicas clássicas ou tranquilas, e conecte-se com o seu bebê por meio da música.