X
X
sentar - controle da cabeça -bebê sentado

Controle da cabeça: 5 a 6 meses

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Conquistar o controle da cabeça estabelece a base para alcançar os próximos marcos do desenvolvimento infantil, como sentar, rolar, engatinhar e comer alimentos sólidos. Aos 6 meses, seu filho já terá adquirido um pouco de controle sobre seus músculos. Ele provavelmente alcançará a maioria dos marcos acima apenas por instinto, mas você pode dar a ele um empurrãozinho enquanto vocês se divertem!

Estas são algumas dicas para estimular o desenvolvimento muscular do seu filho:

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Coloque-o sentado e tente encontrar atividades que o ajudem manter essa posição. Você pode colocar brinquedos coloridos e chamativos na frente dele para evitar que ele se incline para trás. Se necessário, segure-o por trás ou use almofadas como apoio.
  • Levante-o, de forma que ele fique de pé: segure as mãos do seu bebê quando ele estiver deitado e diga: “Você está pronto para se levantar? Vamos lá!”. Puxe-o delicadamente até que ele fique de pé e segure-o pelas mãos para ajudá-lo a manter o equilíbrio. Se achar que o seu filho está pronto para isso, você pode colocá-lo perto de alguns móveis seguros, para que ele se segure neles e se mantenha em pé sem ajuda.
  • Dê liberdade para o seu bebê! Não o deixe no berço ou na cama o tempo todo. Dê a ele a oportunidade de explorar em uma superfície lisa, como um tapete infantil, por exemplo.
  • Exercitem-se! Uma parte fundamental do desenvolvimento muscular depende do movimento. Vocês podem brincar de “serra, serra, serrador”, bater palmas ou fazer alguns abdominais, puxando seu filho delicadamente pelos braços quando ele estiver sentado no seu colo.

Cada vez que seu filho conquistar algo ou repetir uma nova habilidade, aplauda-o e comemore com ele. Você verá que isso irá motivá-lo muito! Talvez ele comece a rir, aproveite ainda mais essa nova experiência e se sinta motivado para repetir cada uma de suas novas descobertas. Aproveite estas dicas e divirta-se com o seu bebê enquanto ele fica cada vez mais forte!

Para mais informações sobre o controle da cabeça, acesse este artigo.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *