Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coordenação das mãos: 36 a 48 meses

menina escovando os dentes

Pontos chave:

  1. Por volta dos 4 anos de idade, as crianças desenvolvem maior controle sobre as suas capacidades motoras finas, incluindo a coordenação manual e o uso de talheres.
  2. Os marcos do desenvolvimento para esta faixa etária incluem ser capaz de amarrar cadarços, cortar em linha reta e “escrever” com um lápis.
  3. Os pais podem apoiar o desenvolvimento motor fino de seus filhos com atividades como praticar vestir-se de forma independente, escovar os dentes e criar colagens cortando e colando fotos. A prática contínua é importante para fortalecer essas habilidades.

Você deve ter observado como seu filho passou de fazer movimentos descontrolados com as mãos a trazer objetos até o centro do corpo, e de pegar objetos pequenos a usar um giz de cera para rabiscar. Neste momento, seu filho provavelmente já adquiriu controle suficiente sobre seus pequenos músculos para aprender a movê-los com confiança. Este é um estágio crucial para refinar suas habilidades motoras finas e continuar a praticá-las!

X
banner kinedu desenvolvimento

O que esperar?

  • Seu filho provavelmente já consegue amarrar os cadarços dos sapatos, ou logo conseguirá fazer isso.
  • Ele irá usar uma tesoura com muito mais naturalidade.
  • Talvez consiga “escrever” com um lápis, mesmo que ainda não conheça as palavras. Seus rabiscos também irão melhorar muito!

Como estimular o desenvolvimento da coordenação das mãos?

  • Deixe que seu filho abra as gavetas do armário ou da cômoda quando for se vestir. Você pode até pedir que ele lhe traga alguma coisa de uma gaveta. Isso fará com que ele se sinta especial e útil.
  • Enquanto vocês praticam se arrumar, peça que o seu filho ajude você a pegar a roupa. Isso irá estimular o controle dos músculos, o autocuidado e a independência.
  • Nesta fase, talvez seu filho já consiga recortar papel em linha reta. Assim, ajude-o a praticar essa habilidade desenhando linhas e mostrando a ele como as recortar usando uma tesoura.
  • Como ele talvez ainda não consiga escrever seu nome, escreva-o para ele em um papel e deixe que ele acompanhe o traço com várias cores. Ele vai ficar muito animado por estar “escrevendo”!
  • Você também pode incentivá-lo a escovar os dentes com a sua supervisão, ou vocês podem também praticar esta ação ao mesmo tempo! Lembre-se de que as crianças adoram imitar seus pais! Além disso, esta é uma excelente maneira de promover a higiene e a independência.
  • Se o seu filho ainda não for capaz de amarrar os cadarços, mostre a ele como fazer isso e pratiquem juntos.
  • Quando forem comer, permita que ele se sirva e use talheres infantis. Isso irá contribuir para a rotação dos pulsos e para o controle dos dedos.
  • Outra atividade para estimular estas habilidades é fazer uma colagem recortando e colando imagens. Se quiser transformar a atividade em uma dinâmica familiar, convide outros familiares para participar!

Muitas das habilidades motoras do seu filho estão ajudando a desenvolver suas futuras habilidades de escrita, que, mais tarde, também contribuirão para sua compreensão e aquisição da linguagem. É importante que ele continue praticando suas novas habilidades, pois, quando deixamos de fazer algo, nossa capacidade para realizar essa tarefa vai enfraquecendo com o tempo. Não hesite em trabalhar a coordenação das mãos todos os dias!

Para saber mais sobre a coordenação motora fina e a linguagem, leia este artigo.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.