X
X

Desmame: Com quais alimentos devo começar?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

A introdução de alimentos sólidos na dieta do seu bebê pode trazer muitas dúvidas e preocupações. O processo pode se tornar um pouco confuso com tantas informações diferentes vindas de artigos, livros, amigos e familiares. Por isso, gostaríamos de esclarecer alguns dos mitos relacionados à introdução de alimentos sólidos.

X
banner kinedu alimentação bebê

Um desses mitos é que é necessário começar com cereais. A maioria das pessoas começa com cereais integrais, mas não há evidências científicas que sugiram que a introdução de alimentos sólidos em uma determinada ordem seja melhor para o seu bebê. Também é muito comum ouvir que, se você começar dando uma fruta ao seu filho, ele se recusará a comer legumes mais tarde –  novamente, não há evidências científicas que comprovem ​​isso. A verdade é que você pode começar com praticamente qualquer alimento! Você pode até começar com papinha de carne – algo que era impensável no passado! Graças a pesquisas recentes, recomenda-se, inclusive, que a carne seja um dos primeiros alimentos sólidos a serem oferecidos para os bebês, já que ela fornece a quantidade de ferro necessária neste estágio. Depois que completam seis meses, os bebês perdem suas reservas de ferro – por isso, é importante oferecer a eles alimentos ricos nesse mineral, como carne vermelha e cereais fortificados com ferro.

Da mesma forma, é importante apresentar seu bebê a uma ampla variedade de alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, contanto que você se certifique de oferecer a ele cada alimento individualmente por três dias consecutivos, de modo a descartar alergias. Tenha em mente que seu filho está aprendendo a comer e, por isso, a textura e os sabores dos alimentos são novos. Não desanime se o seu filho não quiser comer algo em particular, isso é muito normal. Apenas tente novamente mais tarde! Às vezes, é preciso oferecer um alimento a ele de 10 a 15 vezes antes que ele o aceite. Por isso, é importante continuar oferecendo a ele uma colher de chá de alimento de cada vez, em uma consistência de papinha (um purê bem ralo, quase líquido). Seu filho está começando a aprender a comer, de modo que os alimentos em pedaços, ou mesmo em forma de um purê mais espesso, serão difíceis de engolir. Conforme seu bebê for se acostumando com os alimentos sólidos, você poderá mudar gradualmente a consistência da comida.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Desmame: Com quais alimentos devo começar?”

  1. Pingback: Desmame: perguntas e respostas - Kinedu Blog

Comentários encerrados.