Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é diabetes gestacional?

O diabetes gestacional não é exatamente o companheiro mais divertido da gravidez e costuma dar as caras no terceiro trimestre. Ele recebe esse nome porque é um tipo de diabetes descoberto durante a gestação. Acontece que, quando você tem diabetes gestacional, o seu corpo não processa o açúcar tão bem quanto deveria, e os níveis de glicose no sangue aumentam. O diabetes gestacional pode afetar tanto você quanto o seu bebê. Embora ainda não tenhamos certeza do que desencadeia essa condição, parece estar relacionado à resistência à insulina ou predisposição genética. Alguns fatores que podem aumentar o risco incluem estar com um pouco de peso extra, ter histórico familiar de diabetes, ser uma mãe mais velha ou ter tido diabetes gestacional em uma gestação anterior.

Então, como essa condição afeta o seu bebê? Bem, quando você tem diabetes gestacional, o seu pâncreas trabalha em excesso para produzir insulina, mas parece que não é o suficiente para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Como resultado, o açúcar extra atravessa a placenta e faz com que o pâncreas do seu pequeno gere ainda mais insulina. Isso pode levar ao armazenamento de mais energia na forma de gordura. Além disso, mães com diabetes gestacional têm maior risco de desenvolver hipertensão durante a gravidez, complicações no parto e um aumento do risco de diabetes tipo 2 no futuro.

O diabetes gestacional, em muitos casos, não apresenta sintomas claros ou específicos, e algumas mães podem nem perceber que o têm. No entanto, há alguns sinais que podem fazer você considerar a possibilidade de ter diabetes gestacional, como sentir mais sede do que o habitual, urinar com mais frequência, ter aumento no apetite, sentir-se cansada ou ter infecções frequentes. O seu corpo está tentando lhe dizer algo!

X
banner kinedu prenatal pt

A única maneira de confirmar se você tem diabetes gestacional é por meio de testes específicos, como o famoso teste de tolerância à glicose. Se você tiver algum desses sintomas ou simplesmente tiver dúvidas sobre a possibilidade de ter diabetes gestacional, não hesite em consultar o seu médico ou profissional de saúde!

Se você estiver grávida e for diagnosticada com diabetes gestacional, é fundamental controlá-lo desde o início. Fique de olho no que você come, faça exercícios regularmente e siga as recomendações do seu médico. Controlar os níveis de açúcar no sangue pode ajudar a prevenir complicações durante a gravidez e manter o seu bebê saudável. E aqui está a boa notícia: após o parto, é provável que seus níveis de açúcar retornem ao normal.

O importante é comparecer a todas as consultas pré-natais, controlar rigorosamente o diabetes e seguir todas as recomendações que o seu médico fizer para cuidar da saúde do seu bebê.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.