Dicas para ensinar habilidades de escuta

À medida que o vocabulário do seu filho se expande, ele será capaz de entender uma linguagem mais complicada sobre diferentes assuntos. Além disso, ele conseguirá entender o significado de frases mais complexas e mais longas, como instruções de três etapas. No entanto, às vezes, o difícil será captar a atenção do seu filho para que ele ouça e compreenda o que você diz. Ouvir é uma habilidade muito importante, que está inter-relacionada com o desenvolvimento linguístico e, como qualquer outra habilidade, deve ser praticada e aperfeiçoada.

Aqui estão algumas dicas para ajudar o seu filho (e você) em casa:

1. Fale claramente e use frases simples. Embora, como dissemos antes, seu filho em idade pré-escolar já possa entender frases mais complexas, se ele achar difícil seguir as instruções, tente reduzi-las ou repassá-las uma por uma.

2. Olhe nos olhos dele. Quando você conversar com ele sobre algo importante ou der instruções, tente se colocar no mesmo nível e fazer contato visual. Isso permitirá que você saiba se ele está prestando atenção. Quando estiver fazendo contato visual, diga a ele o que você tem para dizer.

3. Deixe suas expectativas claras. Às vezes, sentimos que explicamos a mesma coisa mil vezes, mas talvez não tenhamos sido tão claros assim, ou explicado de uma forma que as crianças realmente não entendem. Certifique-se de que o seu filho saiba o que foi planejado, e esclareça as expectativas, para que ele saiba o que vai acontecer e o que você espera que ele faça.

4. Use jogos para praticar a escuta! Estimule a capacidade de ouvir do seu filho, pedindo para ele identificar um som distante. Por exemplo, peça para ele ouvir o caminhão de lixo. Ele consegue ouvi-lo? Sentem-se em silêncio e mostre ao seu filho como ouvir atentamente. Revezem-se para identificar diferentes sons ou ruídos.