Seguindo os marcos do desenvolvimento cognitivo propostos pela Academia Americana de Pediatria (AAP), aqui estão algumas ideias práticas que ajudarão você a exercitar a capacidade de atenção do seu filho:
- Deixe a atividade divertida. Como as crianças estão intrinsecamente motivadas a brincar, tente incorporar os brinquedos favoritos ou assuntos pelos quais seu filho se interessa às tarefas. Dessa forma, você pode usar a diversão para estimular a atenção, pedindo para ele se lembrar de uma história na qual aparecem os personagens favoritos dele.
- Não espere períodos de atenção mais longos do que o indicado pelo estágio de desenvolvimento do seu filho. Crianças que têm entre três e quatro anos de idade possuem períodos de atenção de 10 a 12 minutos.
- Certifique-se de que o seu filho tenha tempo suficiente para passear e relaxar com atividades não estruturadas.
- Diminua as distrações quando quiser que o seu filho se concentre em algo. Deixar a televisão ligada como ruído de fundo distrai muito as crianças.
- Elogie os esforços e progressos do seu pequeno.
- Elimine distrações que possam ser causadas pela fome ou pelo sono. Se, quando adultos, temos dificuldade em nos concentrar com fome, as crianças pequenas são muito mais sensíveis a esses sinais corporais.
- Evite estimular demais seu pequeno.
- Trabalhem juntos construindo coisas com blocos de montar.
- Faça com que as experiências sejam novas e interessantes. Incentive o seu filho a se interessar pelo que o rodeia com brincadeiras como “Eu Espio”.
- Deixe-o ajudar com tarefas simples enquanto você cozinha.
- Defina lembretes visuais ou musicais para as rotinas.
- Dê toda a sua atenção a ele sempre que possível.
Você encontra outras dicas e atividades para melhorar a atenção do seu filho no Catálogo de atividades e artigos do Kinedu!