Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como preparar o filho para a chegada de um irmãozinho?

como lidar com a chegada de um novo irmão

Pontos chave:
1. Informe seu filho mais velho sobre a gravidez desde cedo, garantindo que ele ouça a notícia de você.
2. Aborde mudanças significativas na vida do seu filho pequeno, como o desfralde, antes da chegada do bebê.
3. Tenha conversas abertas sobre a chegada do bebê para estabelecer expectativas realistas.
4. Envolva seu filho mais velho nos preparativos, como escolher as roupas do bebê ou sugerir nomes.

Receber um novo bebê na família pode ser difícil para os irmãos. Confira as dicas que separamos para preparar seu filho em relação a como lidar com a chegada de um novo irmão.

A rivalidade geralmente começa logo após a chegada do segundo filho ou, muitas vezes, antes mesmo de ele chegar. Na maioria das vezes, a criança mais velha reage tornando-se agressiva ou “regredindo” – agindo como um bebê (pedindo mamadeira, fazendo xixi nas calças, etc.). É essencial preparar seu filho mais velho quando você souber que está esperando um novo bebê, porque as crianças precisam saber o que esperar para se sentirem seguras, e precisam de tempo para se adaptar às mudanças.

Como lidar com a chegada de um novo irmão?

Há muitas coisas que você pode fazer para tornar o processo mais fácil para todos. Confira algumas delas:

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Conte ao seu filho mais velho sobre a sua gravidez quando for contar a seus amigos. É importante que ele ouça isso de você, e não de outra pessoa!
  • Se quaisquer (outras) grandes mudanças estiverem previstas na vida dele, como mudar de cama ou de quarto, fazer o desfralde ou começar a ir à escola, planeje realizá-las antes da chegada do novo bebê.
  • Converse constantemente com o seu filho sobre o bebê novo que está chegando, dando a ele uma ideia realista do que esperar. Por exemplo, diga a ele que o bebê vai tomar muito do seu tempo, e que o bebê não poderá fazer muita coisa no começo!
  • Sente-se com o seu filho e veja fotos e vídeos de quando ele nasceu e de quando era um bebezinho. Explique como você e todo mundo estavam empolgados quando ele nasceu! 
  • Se for possível, visite amigos que tenham um bebê recém-nascido, assim seu filho poderá ver como é estar perto de um recém-nascido.  
  • Deixe seu filho mais velho participar dos preparativos, tanto quanto for possível. Por exemplo, você pode deixar que ele escolha a primeira roupa do novo bebê entre duas opções, perguntar a ele qual nome ele gostaria que o irmãozinho tivesse, pedir para ele te ajudar a arrumar a bolsa da maternidade, etc.

Leia sobre o assunto!

Outra coisa que funciona (se você leu meus posts anteriores, acho que já adivinhou o que é): ler sobre isso para o seu filho. 

Os livros são ferramentas poderosas que ajudam as crianças a identificar e compreender novos sentimentos e situações. Eles provocam conversas entre você e seu filho sobre suas dúvidas, preocupações e sentimentos mistos sobre o novo bebê. Além disso, a leitura é uma ótima maneira de passar um tempo de qualidade com ele! Há muitos livros infantis incríveis sobre gravidez, adoção e novos irmãos. 

Mais um conselho…

Quando o novo bebê chegar, lembre-se de que, embora pareça ideal, não é possível dividir seu tempo igualmente entre os seus filhos, porque os bebês novos exigem muito mais de você. O que você pode fazer é reservar um tempo especial para o seu filho mais velho. Tente passar pelo menos 15 minutos diários sem interrupções, deixando que ele escolha como gastá-lo.

Lembre-se de que com todas as mudanças que um recém-nascido pode trazer ao lar, alguns irmãos mais velhos podem ter dificuldades no processo de adaptação. Tente incentivar seu filho a falar com você sobre seus sentimentos. Se ele não conseguir se expressar, isso pode causar um problema na interação familiar. Então, tente entender as ações e sentimento por trás das ações que seu filho pode vir a ter devido a essas mudanças, e certifique-se de que ele entenda que seus sentimentos são importantes.

Agora que você conheceu algumas dicas sobre como lidar com a chegada de um novo irmão e preparar o seu filho mais velho, aproveite para nos contar nos comentários se você já teve alguma conversa com o seu pequeno ou quais são as suas preocupações em relação a esta fase!

Artigos Relacionados