X
X
como lidar com a chegada de um novo irmão

Como lidar com a chegada de um novo irmão: 8 dicas para preparar seu filho mais velho

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Receber um novo bebê na família pode ser difícil para os irmãos. Confira as dicas que separamos para preparar seu filho em relação a como lidar com a chegada de um novo irmão.

A rivalidade geralmente começa logo após a chegada do segundo filho ou, muitas vezes, antes mesmo de ele chegar. Na maioria das vezes, a criança mais velha reage tornando-se agressiva ou “regredindo” – agindo como um bebê (pedindo mamadeira, fazendo xixi nas calças, etc.). É essencial preparar seu filho mais velho quando você souber que está esperando um novo bebê, porque as crianças precisam saber o que esperar para se sentirem seguras, e precisam de tempo para se adaptar às mudanças.

Como lidar com a chegada de um novo irmão?

Há muitas coisas que você pode fazer para tornar o processo mais fácil para todos. Confira algumas delas:

  • Conte ao seu filho mais velho sobre a sua gravidez quando for contar a seus amigos. É importante que ele ouça isso de você, e não de outra pessoa!
  • Se quaisquer (outras) grandes mudanças estiverem previstas na vida dele, como mudar de cama ou de quarto, fazer o desfralde ou começar a ir à escola, planeje realizá-las antes da chegada do novo bebê.
  • Converse constantemente com o seu filho sobre o bebê novo que está chegando, dando a ele uma ideia realista do que esperar. Por exemplo, diga a ele que o bebê vai tomar muito do seu tempo, e que o bebê não poderá fazer muita coisa no começo!
  • Sente-se com o seu filho e veja fotos e vídeos de quando ele nasceu e de quando era um bebezinho. Explique como você e todo mundo estavam empolgados quando ele nasceu! 
  • Se for possível, visite amigos que tenham um bebê recém-nascido, assim seu filho poderá ver como é estar perto de um recém-nascido.  
  • Deixe seu filho mais velho participar dos preparativos, tanto quanto for possível. Por exemplo, você pode deixar que ele escolha a primeira roupa do novo bebê entre duas opções, perguntar a ele qual nome ele gostaria que o irmãozinho tivesse, pedir para ele te ajudar a arrumar a bolsa da maternidade, etc.

Leia sobre o assunto!

Outra coisa que funciona (se você leu meus posts anteriores, acho que já adivinhou o que é): ler sobre isso para o seu filho. 

X
banner kinedu desenvolvimento

Os livros são ferramentas poderosas que ajudam as crianças a identificar e compreender novos sentimentos e situações. Eles provocam conversas entre você e seu filho sobre suas dúvidas, preocupações e sentimentos mistos sobre o novo bebê. Além disso, a leitura é uma ótima maneira de passar um tempo de qualidade com ele! Há muitos livros infantis incríveis sobre gravidez, adoção e novos irmãos. 

Mais um conselho…

Quando o novo bebê chegar, lembre-se de que, embora pareça ideal, não é possível dividir seu tempo igualmente entre os seus filhos, porque os bebês novos exigem muito mais de você. O que você pode fazer é reservar um tempo especial para o seu filho mais velho. Tente passar pelo menos 15 minutos diários sem interrupções, deixando que ele escolha como gastá-lo.

Lembre-se de que com todas as mudanças que um recém-nascido pode trazer ao lar, alguns irmãos mais velhos podem ter dificuldades no processo de adaptação. Tente incentivar seu filho a falar com você sobre seus sentimentos. Se ele não conseguir se expressar, isso pode causar um problema na interação familiar. Então, tente entender as ações e sentimento por trás das ações que seu filho pode vir a ter devido a essas mudanças, e certifique-se de que ele entenda que seus sentimentos são importantes.

Agora que você conheceu algumas dicas sobre como lidar com a chegada de um novo irmão e preparar o seu filho mais velho, aproveite para nos contar nos comentários se você já teve alguma conversa com o seu pequeno ou quais são as suas preocupações em relação a esta fase!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Como lidar com a chegada de um novo irmão: 8 dicas para preparar seu filho mais velho”

  1. Pingback: 4 coisas que você precisa saber sobre ter um segundo filho - Kinedu Blog

Comentários encerrados.