Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em defesa das brincadeiras

Pontos chave:

  1. Brincar é divertido e ensina adaptabilidade por meio de padrões de repetição e variação.
  2. Permite que as crianças explorem seus interesses de forma independente, promovendo motivação intrínseca e crescimento.
  3. Ensina regras, tomada de decisões, autocontrole e gerenciamento emocional.
  4. Auxilia as crianças a fazerem amigos, cooperarem e aprenderem com alegria.

As crianças aprendem com alegria através das brincadeiras. As coisas aprendidas sem alegria, serão facilmente esquecidas.

O que caracteriza a brincadeira e a torna tão especial? Brincar é divertido – os bebês riem de forma contagiante e adoram “esconde-esconde”! Brincar é algo que naturalmente gostamos de fazer e não nos é ensinado. A brincadeira tem uma estrutura especial, tem um padrão de repetição e variação. O terapeuta familiar Lawrence J. Cohen usa o “esconde-esconde” como um exemplo disso em seu livro Playful Parenting. Durante essa brincadeira, o bebê pode perder a conexão e recuperá-la. Você pode experimentar se esconder por um a três segundos. Você pode encontrar exatamente a duração que provoca mais risadas. Se for muito rápido, não haverá mistério; se demorar, pode ser assustador para o seu bebê – essa é a essência da conexão humana, da desconexão e da reconexão. O legal da brincadeira é o modo como ela nos ensina a lidar com o inesperado.

Quais são os vários benefícios da brincadeira?

1. Brincar oferece às crianças a oportunidade de desenvolver uma conexão com seus próprios interesses.

  • As crianças escolhem as atividades que as permitem brincar livremente. Elas aprendem a administrar a si mesmas e a perseguir e elaborar seus próprios interesses. As crianças não são motivadas por elogios ou reconhecimento quando se trata de brincar livremente – ao contrário, elas são intrinsecamente motivadas, e o crescimento psicológico e de aprendizado resultantes são subprodutos, não objetivos da experiência.

2. Através da brincadeira, as crianças aprendem a seguir regras, tomar decisões, resolver problemas e ter autocontrole.

  • As crianças devem aprender a exercer controle sobre si mesmas e sobre seus comportamentos, bem como a seguir regras para serem aceitas e bem-sucedidas em brincadeiras que envolvam a colaboração. Por meio da brincadeira, as crianças aprendem a negociar seus ambientes físicos e sociais e, assim, ganham uma sensação de controle sobre o mundo. Esse aspecto da brincadeira oferece grandes benefícios psicológicos, e as crianças aprendem a exercer controle sobre as circunstâncias, reduzindo sua ansiedade. Por quê? A ansiedade aumenta quando os indivíduos sentem que não têm controle sobre as circunstâncias, por isso, ter a sensação de controle ajuda a aliviá-la.

3. As crianças aprendem a lidar com suas emoções durante a brincadeira.

  • Na brincadeira livre, as crianças se colocam em situações físicas e sociais desafiadoras, e aprendem a controlar as emoções que surgem desses desafios. Brincadeiras com contato físico, como cócegas ou lutas, ajudam a construir confiança. As crianças aprendem sobre  controle de impulsos, consciência corporal, e sobre estabelecer limites para os parceiros de brincadeiras. Além de ensinar habilidades físicas e sociais, a brincadeira treina as crianças para lidar com a imprevisibilidade, permitindo a elas conduzir a vida com mais flexibilidade.

4. Brincar ajuda as crianças a fazerem amigos e a conviverem com outras pessoas.

X
banner kinedu desenvolvimento
  • As brincadeiras sociais são uma forma natural de fazer novos amigos e de aprender a tratar os outros de uma forma justa. Aprender a conviver e cooperar com os outros é uma das funções evolutivas mais importantes do jogo social humano. As crianças aprendem a ter consciência das necessidades de seus companheiros de brincadeira e tentam atendê-las.

5. Brincar é fonte de felicidade

  • Quando as crianças são questionadas sobre as atividades que lhes trazem mais felicidade, sua resposta, frequentemente, é brincar. Brincar proporciona uma oportunidade para o aluno brilhar em áreas que não são estritamente acadêmicas, e ajuda as crianças a terem sentimentos de orgulho e pertencimento.

Brincar é a linguagem do aprendizado, pois ajuda as crianças a reconhecerem e trabalharem suas emoções, enquanto aprendem sobre o mundo. As crianças precisam se envolver e trabalhar com conceitos. Elas precisam adquirir uma noção do mundo ao seu redor – manipulando materiais, interagindo com seus colegas, envolvendo todos os seus sentidos e trabalhando seus pensamentos e sentimentos.

É importante que nós, adultos, demos às crianças tempo e espaço para brincar ao ar livre diariamente. Precisamos confiar neles e dar a eles a liberdade que merecem para experimentar novas teorias e formas de brincar. Incentivar as crianças a se adaptarem ao mundo, ao invés de protegê-las excessivamente, parece ser o princípio geral do funcionamento saudável.

A vida é uma questão de mudanças, desafios, riscos e crescimento. Não podemos estar vivos sem riscos. O encontro com os riscos dá às crianças a chance de reivindicar seu lugar no mundo – para serem quem são. Os primeiros anos são os mais importantes para a aprendizagem; é durante esse período que a exploração e a brincadeira acontecem. Isso ajuda a transformar crianças em adultos pensadores, flexíveis e sofisticados.

Através do brincadeiras, as crianças aprendem com alegria. As coisas que são aprendidas sem alegria são facilmente esquecidas.

Artigos Relacionados