X
X

Estilos de criação

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Devido às recentes descobertas científicas sobre o desenvolvimento humano, hoje sabemos o quão importantes são os primeiros anos de vida. A melhor maneira de se preparar para eles é conversar com o seu parceiro sobre a educação do seu bebê e a maneira como vocês desejam criá-lo. De acordo com vários estudos, os pais têm uma grande influência sobre o comportamento, a personalidade e a autoestima de seus filhos.

Diana Baumrind é uma psicóloga que estudou os efeitos que os diferentes estilos de criação dos pais tiveram na vida de seus filhos. Segundo Baumrind, os estilos de criação têm duas dimensões: a responsividade (afeto, envolvimento e aceitação dos filhos) e a exigência (controle e monitoramento do comportamento dos filhos). O estilo autoritário é baseado na rigidez, na exigência e no controle, sem sinais de afeto ou de resposta às necessidades da criança. Esses pais tendem a ser muito exigentes, pois baseiam-se em uma disciplina rígida. O estilo democrático é baseado na disciplina, mas também é versátil, demonstrando afeto e respondendo às necessidades da criança. O estilo permissivo é baseado no afeto excessivo, sem disciplina ou limites. E o estilo negligente é baseado na rejeição e na falta de disciplina e de afeto. São pais que não estão envolvidos e não respondem às necessidades de seus filhos.

X
banner kinedu prenatal pt

Baumrind descobriu que as crianças tinham algumas características em comum, dependendo do estilo de criação aplicado. Por exemplo, as crianças que foram criadas por pais autoritários tinham baixa autoestima, eram infelizes, inseguras e hostis. As crianças criadas por pais democráticos eram competentes, felizes e autossuficientes. As crianças que foram criadas por pais permissivos tinham baixo desempenho acadêmico, eram dependentes, imaturas e não tinham autocontrole. Por fim, as crianças criadas por pais negligentes tinham poucos amigos e problemas com apego e com outras crianças.

O modelo de Baumrind ajuda os pais a entender mais sobre os estilos de criação e por que alguns deles são mais eficazes do que outros. Sabemos que as crianças precisam de disciplina, mas também sabemos que o afeto é essencial para o desenvolvimento bem-sucedido. De acordo com os efeitos mencionados acima, o estilo ideal é o democrático; os pais devem estabelecer limites, mas também dar afeto e responder às necessidades de seus filhos.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Estilos de criação”

  1. Pingback: O papel dos pais no desenvolvimento dos filhos - Kinedu Blog

Comentários encerrados.