A prática de exercícios físicos é fundamental para conservar a saúde física, mental e emocional. É como um combo de bem-estar! Os benefícios do exercício físico são muitos, mas é preciso garantir que o exercício seja de qualidade. Não se trata apenas de quantidade! Você pode fazer muito exercício, mas se não o fizer corretamente, não terá tantos benefícios. É melhor fazer um exercício bem feito do que muitos mal feitos! Além disso, se você exagerar e se esforçar demais, pode acabar se lesionando.
Durante a gravidez, é importante ter cuidado com os exercícios prolongados. O segredo está em fazer pequenas atividades constantes ao longo do dia, como passos de formiga. A Organização Mundial da Saúde (OMS) nos diz que é permitido fazer exercícios físicos durante a gravidez, desde que não haja contraindicações médicas específicas. Então, mãos à obra!
Recomenda-se realizar atividades físicas de baixo impacto, como caminhar em um ritmo tranquilo, nadar, fazer ioga pré-natal, ou pedalar em uma bicicleta ergométrica. Não é necessário bater recordes olímpicos; o importante é se manter ativa e em forma. A OMS também sugere que as futuras mamães pratiquem pelo menos 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada por semana. Mas não se preocupe, não é necessário fazer tudo de uma vez. Você pode dividir esses minutos em sessões de pelo menos 10 minutos. Um pouquinho a cada dia faz muita diferença!
Uma última dica: ouça o seu corpo, ele é sua casa e seu melhor amigo. Se sentir dor, tonturas, falta de ar ou qualquer outro sintoma que te preocupe, pare e procure atendimento médico imediatamente. A segurança sempre vem em primeiro lugar!
Antes de começar a fazer atividade física, lembre-se de consultar o seu médico. Ele é o especialista, e poderá dizer se há algum risco ou contraindicação para você. É melhor prevenir do que remediar.
Portanto, exercite-se com responsabilidade! Seu corpo e seu bebê agradecerão. Aproveite esse brilho e energia durante a sua gravidez!
2 respostas