Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é uma família funcional?

Geralmente, uma família funcional é a que promove o desenvolvimento integral de seus membros. Isso significa que cada membro pode se desenvolver de forma plena nos aspectos físico, cognitivo e socioafetivo.

Uma família é composta por uma teia de relações interconectadas. Por exemplo, a relação entre mãe e pai, mãe e filhos, pai e filhos, entre irmãos, etc., e as conexões entre todos eles.

Como todas essas relações estão interconectadas, qualquer mudança ou conflito com um dos membros da família ou uma das relações que a compõem pode afetar toda a família. Todas as famílias experimentam conflitos e mudanças, mas o importante é como os membros respondem e se adaptam para que os outros possam continuar crescendo.

Não existe família perfeita ou ideal, mas há certas coisas que podem ajudar as famílias a serem mais funcionais. Diferentes pesquisadores e autores sugeriram uma série de características e dinâmicas que compõem as bases de uma família funcional.

Características de uma família funcional

Satisfaz as necessidades básicas de seus membros

Famílias funcionais satisfazem as necessidades econômicas, biológicas, culturais, emocionais e educacionais básicas de seus membros.

Possui equilíbrio entre independência e senso de pertencimento

Isso significa que, dentro da família, cada membro tem a oportunidade de desenvolver sua própria identidade e se auto-realizar sem perder um senso de pertencimento e unidade familiar.

Existem laços afetivos fortes entre os membros, mas também há liberdade para que cada um possa desenvolver-se fora da família e estabelecer relacionamentos com outras pessoas, como amigos, professores, colegas, etc.

X
banner kinedu desenvolvimento

Conta com regras e papéis claros, mas flexíveis

Regras e papéis são fundamentais para estabelecer o que pode ou não ser feito, além das responsabilidades e direitos de cada membro, e isso funciona bem quando bem definidos. Em uma família funcional, cada membro os conhece e concorda com eles. Dessa forma, a família evita sobrecargas de responsabilidades para um único membro.

No entanto, as regras e papéis também devem ser flexíveis para quando surgir um conflito, a família conseguir se adaptar para resolvê-lo. Isso promoverá a criatividade e evitará a rigidez ou estagnação. Essa flexibilidade é importante porque as famílias passam por constantes mudanças, seja por causa da fase de desenvolvimento de seus membros ou porque, às vezes, uma crise ou desafio pode surgir.

A comunicação é clara, coerente, gentil e afetuosa

Embora conflitos e desacordos inevitavelmente ocorram, este tipo de comunicação permitirá que os membros da família cooperem e resolvam problemas juntos. Se a comunicação for disfuncional e as mensagens verbais forem incongruentes com os sinais transmitidos não verbalmente, provavelmente haverá confusão e conflito.

O contato entre os membros e o ambiente familiar são harmoniosos

Isso não significa que não haja problemas ou mal-entendidos, mas que qualquer tensão que possa surgir não seja constante ou incapacitante. As interações entre os membros da família funcional geralmente são calorosas, afetuosas, e até mesmo divertidas.

É importante lembrar que cada família é diferente e única, e que a funcionalidade é um processo contínuo de mudança e adaptação. Ser paciente e disposto a cooperar é fundamental para que uma família promova um ambiente onde todos possam crescer e se desenvolver com sucesso.

Quais outras características você acha que uma família funcional deveria ter? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Referências:

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.