Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que eu preciso saber sobre febre?

superestimulação em bebês

Pontos-chave:
* A febre é a elevação da temperatura corporal como um mecanismo de defesa natural do corpo.
* Bebês podem ter febre por muitas razões, sendo as infecções virais as mais comuns.
* É considerada uma situação grave ou de emergência quando um recém-nascido tem febre ou quando meu bebê apresenta uma febre alta acima de 40 graus Celsius.
* A febre pode ser controlada por meio de medicamentos, e também é possível usar métodos físicos complementares.
* O grau da febre nem sempre está relacionado à gravidade da doença.
* Convulsões febris podem ocorrer se houver histórico familiar.

O que é febre?

Febre é a elevação da temperatura corporal como um mecanismo de defesa natural contra infecções bacterianas ou virais. Todas as crianças experimentam febre em algum momento de suas vidas, e isso não necessariamente é um sinal de gravidade ou algo para se preocupar.

A febre é considerada quando, medida retamente, a temperatura está acima de 38 graus Celsius, e se medida na axila ou com um termômetro infravermelho, quando a temperatura está acima de 37,5 graus Celsius.

Por que os bebês podem ter febre?

Bebês podem ter febre por muitas razões, sendo as infecções virais a causa mais comum, mas também processos como o nascimento dos dentes podem causar febre. Se a febre for causada por um vírus, geralmente se resolve sozinha, e tudo o que podemos fazer é controlar a febre, às vezes com medicamentos.

Sempre é recomendado consultar o pediatra quando o bebê tem febre, pois também pode ser causada por outras condições bacterianas, como otite, tumores, etc.

Quando devo me preocupar?

X
banner kinedu saúde
X
banner kinedu prenatal pt

É importante saber que a febre é considerada leve quando varia entre 37,5 e 38,3 graus Celsius. É moderada quando varia de 38,4 a 39,8 graus Celsius, e é considerada febre alta quando está acima de 40 graus Celsius.
É considerada uma situação grave ou de emergência quando um recém-nascido (menos de 28 dias de vida) tem febre, e atenção médica imediata é necessária. Além disso, se meu bebê tiver uma febre alta acima de 40 graus Celsius, isso é uma emergência e devo procurar ajuda médica.

Como reduzir a febre?

A febre pode ser controlada por meio de medicamentos. É importante ter em casa medicamentos como paracetamol, ibuprofeno ou diclofenaco (de acordo com sua situação específica, você pode discutir com o médico qual medicamento é melhor para seu bebê). Também é importante ter em casa um medicamento para administração retal, como o paracetamol (porque tem efeito mais rápido).

Métodos físicos complementares também podem ser utilizados em conjunto com medicamentos para controlar a febre, mas é essencial administrar o medicamento primeiro e depois aplicar os métodos físicos.

Alguns desses métodos são:
* Manter o bebê fresco, sem cobri-lo excessivamente.
* Dar um banho morno de 30 minutos (não frio) e molhar todo o corpo.
* Aplicar compressas úmidas por todo o corpo.

Medos acerca da febre

O grau da febre nem sempre está relacionado à gravidade da doença; por exemplo, em doenças como a mononucleose. No entanto, algumas doenças implicam maior gravidade, e as febres são altas em condições como otite ou infecções do trato urinário.

Convulsões febris podem ocorrer se houver histórico familiar, e é importante saber que elas não estão relacionadas ao grau de temperatura. Alguns bebês apresentam convulsões com febres leves ou moderadas.

Se o seu bebê tiver uma convulsão febril, é importante manter a calma durante o episódio, colocar o bebê de lado, não colocar nada em sua boca e cronometrar a duração da convulsão (para informar o médico posteriormente).
A febre em bebês pode ser motivo de preocupação, mas com o conhecimento adequado e seguindo os conselhos mencionados, você pode ajudar seu pequeno a enfrentá-la da melhor forma possível. Lembre-se de que cada bebê é diferente, e se tiver dúvidas ou preocupações, é sempre melhor consultar o pediatra, que poderá fornecer orientações específicas para o bem-estar do seu filho.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.