Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é “grit” e por que é tão importante?

grit

Pontos chave:

  1. A determinação e a perseverança, definidas como “grit”, desempenham um papel crucial no sucesso.
  2. O “grit” pode ser ensinado e desenvolvido, mesmo em crianças que talvez não o possuam naturalmente.
  3. Encorajar o “grit” envolve aceitar desafios, promover a perseverança e criar tolerância à frustração.
  4. Modelar a resiliência por meio de fracassos e fomentar uma mentalidade de crescimento que se concentra no esforço pode ajudar as crianças a desenvolver o “grit”.

Como preparar as crianças para terem sucesso? Em um mundo cada vez mais competitivo, muitos pais temem que seus filhos sejam deixados para trás se não crescerem tendo um alto QI e ou excelentes pontuações em testes, porque é isso que leva as pessoas ao sucesso, certo? Bom, não é bem assim. 

Uma nova pesquisa mostrou que qualidades que importam mais do que os resultados de testes e os talentos têm a ver com o caráter. Uma característica específica que os psicólogos e educadores estão focando agora como um ingrediente-chave na felicidade e no sucesso é o “Grit”.

O que é “Grit”? 

A ideia de “Grit” foi popularizada pela psicóloga Angela Duckworth, da Universidade da Pensilvânia. De acordo com Duckworth, “Grit” é a disposição para perseguir objetivos de longo prazo com paixão e perseverança. É comprometer-se com as coisas a longo prazo trabalhando duro nelas. 

“Grit” ajuda as crianças e os adultos porque faz com que eles continuem com coisas ou planos que eles definiram para si mesmos. Basicamente, pode ser explicado como a determinação de fazer as coisas, mesmo que você falhe.

É por isso que ensinar “Grit” promove a resiliência e a perseverança. Em sua pesquisa, Duckworth argumenta que, mais do que tudo, a coragem é o que determina quem irá até a linha de chegada dos objetivos duros da vida, porque, apesar dos fracassos, das adversidades e do progresso lento, essas pessoas mantêm interesse e esforço.

Como promover esse traço de personalidade

Pesquisas mostram que, curiosamente, o “Grit” geralmente não está relacionado ou mesmo inversamente relacionado ao talento. E, ao contrário do QI (que é relativamente fixo), a coragem é algo que todos podem desenvolver! Então, se você teme que seu filho não seja corajoso o suficiente, não se preocupe: o “Grit” pode ser ensinado! Claro, algumas crianças são naturalmente “mais corajosas” do que outras, mas existem várias coisas que você pode fazer para ajudar seu filho a desenvolver essa característica, o que o ajudará a ter sucesso em tudo que ele quiser realizar.

Então como os pais podem incentivar o “Grit”? 

X
banner kinedu desenvolvimento

Como foi constatado, o ambiente de aprendizado pode ser projetado para promover o “Grit”. Confira algumas dicas:

1. Dê boas-vindas aos desafios

Um sentimento real de realização acontece quando você busca algo difícil, especialmente algo que requer disciplina, prática e esforço. Se seu filho nunca tiver a chance de conseguir algo difícil, ele nunca poderá desenvolver confiança em sua capacidade de enfrentar um desafio. Lembre-se de que assumir riscos é uma maneira importante de fazer as crianças aprenderem!

2. Promova a perseverança

Muitas pessoas acreditam erroneamente na ideia de que uma habilidade é natural, e que, se você é bom ou não em alguma coisa, é porque você nasceu ou não com ela. Essa crença é o que leva muitas crianças a desistirem das coisas porque as acham difíceis. Todo mundo tem que trabalhar para melhorar suas habilidades com a prática, até mesmo crianças naturalmente talentosas.

3. Crie tolerância para a frustração

Se seu filho estiver enfrentando algum obstáculo, resista à vontade de dar a ele uma solução imediatamente. Primeiro, deixe que ele encontre uma forma de contorná-lo. Você deve estar sempre disponível, mas incentive-o a descobrir uma solução por conta própria primeiro. O sucesso é uma estrada geralmente cheia de obstáculos. Deixe-o navegar pelo próprio caminho.

4. Demonstre resiliência diante de fracassos

Ser capaz de se recuperar do fracasso é uma das habilidades mais importantes que uma criança pode aprender. Embora seja difícil deixar que seu filho experimente o fracasso e a decepção, a longo prazo, essa será uma das habilidades mais valiosas que você poderá ensinar a ele! A resiliência é um ingrediente-chave do “Grit”: se você cair, levante-se. Você pode compartilhar suas próprias lutas, ou lidar com calma e determinação quando for desafiada. Mais importante ainda é mostrar ao seu filho que o fracasso não é algo para se ter medo, mas uma das melhores maneiras de aprender sobre algo novo.

5. Desenvolva uma “mentalidade de crescimento”, concentrando-se no esforço, e não nas habilidades naturais

Nós já falamos aqui sobre mentalidade de crescimento e sua importância na aprendizagem. Uma das coisas mais simples que os pais podem fazer para promovê-la é ter muito cuidado com o modo como elogiam seus filhos – eles devem elogiar o esforço por um resultado, a fim de encorajar as crianças a superarem a dor e o fracasso.

Pratique o “Grit” e dê o exemplo ao seu pequeno!

Para saber mais sobre o tema, confira a palestra TED de Angela Duckworth sobre a chave do sucesso:

Artigos Relacionados