Como podemos preparar as crianças para terem sucesso? Em um mundo cada vez mais competitivo, muitos pais temem que seus filhos sejam deixados para trás se não crescerem tendo um alto QI e ou excelentes pontuações em testes, porque é isso que leva as pessoas ao sucesso, certo? Não é bem assim. Uma nova pesquisa mostrou que qualidades que importam mais do que os resultados de testes e os talentos têm a ver com o caráter. Uma característica específica que os psicólogos e educadores estão focando agora como um ingrediente-chave na felicidade e no sucesso é o “Grit”.

A ideia de “Grit” foi popularizada pela psicóloga Angela Duckworth, da Universidade da Pensilvânia. De acordo com Duckworth, “‘Grit’ é a disposição para perseguir objetivos de longo prazo com paixão e perseverança. É comprometer-se com as coisas a longo prazo depois de trabalhar duro nelas. ‘Grit’ é viver a vida como se fosse uma maratona, não um trajeto curto”.

Ensinar o “Grit” promove a resiliência e a perseverança. Em sua pesquisa, Duckworth argumenta que, mais do que tudo, a coragem é o que determina quem irá até a linha de chegada dos objetivos duros da vida, porque, apesar dos fracassos, das adversidades e do progresso lento, essas pessoas mantêm interesse e esforço.

A pesquisa mostra que, curiosamente, o “Grit” geralmente não está relacionado ou mesmo inversamente relacionado ao talento. E, ao contrário do QI (que é relativamente fixo), a coragem é algo que todos podem desenvolver! Então, se você teme que seus filhos não sejam corajosos o suficiente, não se preocupe: o “Grit” pode ser ensinado!

Claro, algumas crianças são naturalmente “mais corajosas” do que outras, mas existem várias coisas que você pode fazer para ajudar seu filho a desenvolver essa característica, o que o ajudará a ter sucesso em tudo que ele quiser realizar.

App Kinedu Desenvolvimento do bebePowered by Rock Convert

Como os pais podem incentivar o “Grit”?

Como foi constatado, o ambiente de aprendizado pode ser projetado para promover o “Grit”. Confira algumas dicas:

  • Desafios de boas-vindas:
    Um sentimento real de realização acontece quando você busca algo difícil, especialmente algo que requer disciplina, prática e esforço. Se seu filho nunca tiver a chance de conseguir algo difícil, ele nunca poderá desenvolver confiança em sua capacidade de enfrentar um desafio. Lembre-se de que assumir riscos é uma maneira importante de fazer as crianças aprenderem!
  • Promova a perseverança:
    Muitas pessoas acreditam erroneamente na ideia de que uma habilidade é natural, e que, se você é bom ou não em alguma coisa, é porque você nasceu ou não com ela. Essa crença é o que leva muitas crianças a desistirem das coisas porque as acham difíceis. Todo mundo tem que trabalhar para melhorar suas habilidades com a prática, até mesmo crianças naturalmente talentosas.
  • Crie tolerância para a frustração:
    Se seu filho estiver enfrentando algum obstáculo, resista à vontade dar a ele uma solução imediatamente. Primeiro, deixe que ele encontre uma forma de contorná-lo. Você deve estar sempre disponível, mas incentive-o a descobrir uma solução por conta própria primeiro. O sucesso é uma estrada geralmente cheia de obstáculos. Deixe-o navegar pelo próprio caminho.
  • Demonstre a resiliência por meio das falhas:
    Ser capaz de se recuperar do fracasso é uma das habilidades mais importantes que uma criança pode aprender. Embora seja difícil deixar que seu filho experimente o fracasso e a decepção, a longo prazo, essa será uma das habilidades mais valiosas que você poderá ensinar a ele! Resiliência é um ingrediente-chave do “Grit”: se você cair, levante-se. Você pode compartilhar suas próprias lutas, ou lidar com calma e determinação quando for confrontada. Mais importante ainda é mostrar aos seus filhos que o fracasso não é algo para se ter medo, mas uma das melhores maneiras de aprender sobre algo novo.
  • Desenvolva uma “mentalidade de crescimento”, concentrando-se no esforço, e não nas habilidades naturais:
    Nós falamos sobre “mentalidade de crescimento” e sua importância na aprendizagem em posts anteriores. Uma das coisas mais simples que os pais podem fazer para promover isso é ter muito cuidado com o modo como elogiam seus filhos – eles devem elogiar o esforço por um resultado, a fim de encorajar as crianças a superarem a dor e o fracasso.

Pratique o “Grit” e dê o exemplo aos seus filhos!

Se você quiser saber mais, confira a palestra TED de Angela Duckworth sobre a chave do sucesso: