X
X
bebe começar a engatinhar

Ideias para ajudar o seu bebê a começar a engatinhar

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Sabemos que é emocionante cada vez que seu bebê alcança um novo marco do desenvolvimento. Um desses momentos é quando seu pequeno começa a engatinhar. No entanto, nem todos os bebês aprendem a fazer isso da maneira tradicional, e nem todos os bebês começam a engatinhar ao mesmo tempo. Por exemplo, existem bebês que nunca engatinham, enquanto outros aprendem maneiras diferentes de rastejar ou avançar. O importante é que o seu filho descubra uma maneira de explorar e aprender com o ambiente.

Às vezes, mesmo que os bebês já consigam ficar em quatro apoios, ainda não conseguem avançar. Parece que eles querem começar a fazer isso, mas ainda não conseguem dar esse pequeno passo. Nesse caso, seu bebê precisa de confiança para se lançar ao mundo com a ajuda das mãos e pernas. Talvez durante esse processo de aprendizado você perceba que ele fica frustrado por não conseguir fazer isso como gostaria. O processo de aprender a engatinhar é mais difícil do que você imagina: seu bebê precisa coordenar os movimentos dos braços e pernas, além de ter força muscular suficiente para suportar o próprio peso. Portanto, é de extrema importância ser paciente durante esse estágio e, acima de tudo, não se preocupar se seu filho ainda não conseguir engatinhar ou estiver com dificuldades para fazê-lo.

X
banner kinedu desenvolvimento

Você sempre pode ajudar e estimular seu bebê a engatinhar em quatro apoios. Experimente estas ideias em diferentes superfícies, em diferentes momentos do dia, e use brinquedos chamativos e interessantes para mantê-lo entretido:

  • Certifique-se de que o seu bebê esteja passando tempo suficiente de bruços. Isso irá ajudá-lo a desenvolver a força muscular necessária.
  • Incentive-o a alcançar os objetos que chamam sua atenção.
  • Verifique se há espaço suficiente para ele explorar.
  • Coloque as palmas das suas mãos contra as solas dos pés do seu filho quando ele estiver em quatro apoios, e empurre-as um pouco para impulsioná-lo para a frente.

Lembre-se de que é importante não pressionar seu bebê, ele será capaz de engatinhar quando se sentir pronto. Idealmente, incentive-o e apoie-o quando você perceber que ele está tentando começar a engatinhar. Cada bebê se desenvolve no seu próprio ritmo, então não se desespere se o seu bebê demorar um pouco mais. Um dia você irá se surpreender!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

2 comentários em “Ideias para ajudar o seu bebê a começar a engatinhar”

  1. Pingback: Desenvolvimento do bebê: saiba tudo sobre os primeiros 12 meses - Kinedu Blog

  2. Pingback: Como escolher brinquedos por idade - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *