Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

18 ideias para brincar com o bebê

ideias para brincar com bebê

Quem tem um bebê em casa sabe que nem sempre é fácil encontrar brincadeiras que sejam adequadas à idade dos pequenos. Por isso, trouxemos neste artigo várias ideias para brincar com o bebê do app Kinedu.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 ideias de brincadeiras!

O Kinedu traz ideias para brincar com o bebê baseadas não apenas na idade dele, mas também na fase em que ele está. Como isso funciona? Ao acessar o app pela primeira vez, você preenche uma avaliação do desenvolvimento do seu bebê, apontando o que ele já consegue e o que ainda não consegue fazer – por exemplo, ele se vira em direção a um som? Consegue erguer a cabeça quando está de bruços?

A partir daí, o Kinedu cria um plano de atividades para o seu bebê com base nas necessidades únicas dele – mas também é possível explorar o catálogo com mais de 1.800 ideias de brincadeiras e fazer uma busca pela idade do seu pequeno, área de desenvolvimento e habilidade que você quer trabalhar.

Clique AQUI e baixe o Kinedu GRÁTIS para iPhone ou Android!

É importante que você sempre mantenha os marcos do desenvolvimento atualizados, para que o app possa manter o plano de atividades adaptado à fase do seu bebê.

Ideias para brincar com o bebê do app Kinedu

Agora que você já sabe como o algoritmo do app Kinedu funciona, confira algumas ideias para brincar com o seu bebê de acordo com a idade dele:

Ideias para brincar com bebê de 0 a 3 meses

Baixe GRÁTIS o Kinedu para ver os vídeos das atividades!

  • Usar uma caixa de som e brincar com os volumes, como na atividade A caixa de som, para melhorar a habilidade do seu bebê de prestar atenção aos sons. 
  • Fazer cócegas nos pezinhos do seu bebê para estimular o tato e ajudar no desenvolvimento da autoconsciência, como na atividade Cócegas.
  • Conversar com o seu bebê respondendo às tentativas dele de imitar você, como na atividade Você está ouvindo?, que estimula o desenvolvimento linguístico.

Ideias para brincar com bebê de 4 a 6 meses

Baixe GRÁTIS o Kinedu para ver os vídeos das atividades!

  • Colocar seu bebê em frente a um espelho, apontando para a imagem dele e chamando-o pelo nome, como na atividade Espelho espelho meu. Isso irá trabalhar o autorreconhecimento e a área de desenvolvimento socioafetiva.
  • Fazer exercícios de alongamento com o bebê de bruços, como na atividade Ginástica para bebês, que ajuda a fortalecer os músculos das costas.
  • Fazer carinho no seu bebê com materiais de diversas texturas durante o banho, como na atividade Banheira de texturas. Isso irá proporcionar novas experiências sensoriais ao seu filho e estimulará o tato.

Ideias para brincar com bebê de 7 a 9 meses

Baixe GRÁTIS o Kinedu para ver os vídeos das atividades!

  • Colocar o bebê de barriga para cima com um travesseiro ou almofada nas costas e segurar um brinquedo na frente dele, para que ele tente pegá-lo, como na atividade Pouco a pouco. Isso irá ajudá-lo a aprender a se sentar sozinho.
  • Colocar um brinquedo fora do alcance do seu bebê e ficar de costas para ele, para que ele tente pegar o brinquedo sem conseguir alcançá-lo. Essa atividade do Kinedu chama-se Me ajude!, e irá ensinar o seu bebê a pedir ajuda, trabalhando o desenvolvimento socioafetivo.
  • Pendurar alguns objetos em um cordão ou uma argola, balançá-los para que o seu bebê os veja e, em seguida, deixar que eles caiam no chão e o seu bebê acompanhe a trajetória deles. Essa atividade do Kinedu chama-se Chaves no alto, e irá estimular o conceito de permanência do objeto, trabalhando a ansiedade de separação.

Ideias para brincar com bebê de 10 a 12 meses

Baixe GRÁTIS o Kinedu para ver os vídeos das atividades!

  • Mostrar ao seu bebê como abrir e fechar caixas e frascos, como na atividade Tampas e Tampinhas. Isso irá estimular a coordenação motora fina.
  • Colocar um brinquedo em cima de um móvel seguro e incentivar seu bebê a pegá-lo, como na atividade Levante!. Isso irá ajudá-lo a praticar como ficar de pé apoiando-se em móveis.
  • Ler para o seu bebê. Embora isso seja recomendável desde o nascimento, a atividade Algumas palavras poderá ajudar seu filho a pronunciar suas primeiras sílabas.

Ideias para brincar com bebê de 13 a 15 meses

Baixe GRÁTIS o Kinedu para ver os vídeos das atividades!

  • Durante o banho, mostrar ao seu bebê que a esponja solta bolhas de ar quando a apertamos e a afundamos na água. Essa atividade do Kinedu chama-se Bolhas, e irá ensiná-lo sobre o conceito de causa e efeito.
  • Pegar uma boneca, entregar outra ao seu filho e fazer diferentes movimentos descrevendo suas ações, como embalá-la e colocá-la para dormir, incentivando seu bebê a imitar você. Essa atividade do Kinedu chama-se Brincando com uma boneca, e irá ensinar seu filho como seguir instruções verbais.
  • Segurar seu bebê pelas mãos e colocar uma bola na frente dele, para que ele a chute enquanto anda com o seu apoio, como na atividade Nós podemos chutar a bola, que estimula a coordenação motora grossa.

Ideias para brincar com bebê de 16 a 18 meses

Baixe GRÁTIS o Kinedu para ver os vídeos das atividades!

  • Recortar um círculo, um quadrado e um triângulo de papel colorido, fazer os contornos dessas formas em uma cartolina e incentivar seu bebê a combinar os recortes com seus respectivos pares na cartolina. Essa atividade do Kinedu chama-se Quebra-cabeça, e ensinará seu filho sobre as formas geométricas, estimulando o lóbulo frontal do cérebro.
  • Pedir para o seu bebê lhe mostrar diferentes partes do corpo, parabenizando-o por cada resposta correta e oferecendo ajuda quando necessário. A atividade Meu corpo irá trabalhar a linguagem e a capacidade de raciocínio do seu filho.
  • Cantar para o seu filho a mesma música várias vezes e, em seguida, oferecer a ele um instrumento musical, para que ele possa tentar acompanhar o ritmo. Você também pode fazer alguns gestos relacionados à música, pois isso ajudará seu pequeno a aprender mais rápido! Essa atividade do Kinedu chama-se Aprender cantando e dançando, e estimula a criatividade e a imaginação.

Gostou das nossas ideias para brincar com o bebê? No Kinedu, você encontra essas e mais centenas de brincadeiras para ter tempo de qualidade e ajudar no desenvolvimento do seu filho. Baixe agora mesmo o app para iPhone ou Android!

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.