X
X
ideias para brincar com bebê

18 ideias para brincar com o bebê

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Quem tem um bebê em casa sabe que nem sempre é fácil encontrar brincadeiras que sejam adequadas à idade dos pequenos. Por isso, trouxemos neste artigo várias ideias para brincar com o bebê do app Kinedu.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 ideias de brincadeiras!

O Kinedu traz ideias para brincar com o bebê baseadas não apenas na idade dele, mas também na fase em que ele está. Como isso funciona? Ao acessar o app pela primeira vez, você preenche uma avaliação do desenvolvimento do seu bebê, apontando o que ele já consegue e o que ainda não consegue fazer – por exemplo, ele se vira em direção a um som? Consegue erguer a cabeça quando está de bruços?

A partir daí, o Kinedu cria um plano de atividades para o seu bebê com base nas necessidades únicas dele – mas também é possível explorar o catálogo com mais de 1.800 ideias de brincadeiras e fazer uma busca pela idade do seu pequeno, área de desenvolvimento e habilidade que você quer trabalhar.

Clique AQUI e baixe o Kinedu GRÁTIS para iPhone ou Android!

É importante que você sempre mantenha os marcos do desenvolvimento atualizados, para que o app possa manter o plano de atividades adaptado à fase do seu bebê.

Ideias para brincar com o bebê do app Kinedu

Agora que você já sabe como o algoritmo do app Kinedu funciona, confira algumas ideias para brincar com o seu bebê de acordo com a idade dele:

Ideias para brincar com bebê de 0 a 3 meses

Baixe GRÁTIS o Kinedu para ver os vídeos das atividades!

  • Usar uma caixa de som e brincar com os volumes, como na atividade A caixa de som, para melhorar a habilidade do seu bebê de prestar atenção aos sons. 
  • Fazer cócegas nos pezinhos do seu bebê para estimular o tato e ajudar no desenvolvimento da autoconsciência, como na atividade Cócegas.
  • Conversar com o seu bebê respondendo às tentativas dele de imitar você, como na atividade Você está ouvindo?, que estimula o desenvolvimento linguístico.

Ideias para brincar com bebê de 4 a 6 meses

Baixe GRÁTIS o Kinedu para ver os vídeos das atividades!

  • Colocar seu bebê em frente a um espelho, apontando para a imagem dele e chamando-o pelo nome, como na atividade Espelho espelho meu. Isso irá trabalhar o autorreconhecimento e a área de desenvolvimento socioafetiva.
  • Fazer exercícios de alongamento com o bebê de bruços, como na atividade Ginástica para bebês, que ajuda a fortalecer os músculos das costas.
  • Fazer carinho no seu bebê com materiais de diversas texturas durante o banho, como na atividade Banheira de texturas. Isso irá proporcionar novas experiências sensoriais ao seu filho e estimulará o tato.

Ideias para brincar com bebê de 7 a 9 meses

Baixe GRÁTIS o Kinedu para ver os vídeos das atividades!

  • Colocar o bebê de barriga para cima com um travesseiro ou almofada nas costas e segurar um brinquedo na frente dele, para que ele tente pegá-lo, como na atividade Pouco a pouco. Isso irá ajudá-lo a aprender a se sentar sozinho.
  • Colocar um brinquedo fora do alcance do seu bebê e ficar de costas para ele, para que ele tente pegar o brinquedo sem conseguir alcançá-lo. Essa atividade do Kinedu chama-se Me ajude!, e irá ensinar o seu bebê a pedir ajuda, trabalhando o desenvolvimento socioafetivo.
  • Pendurar alguns objetos em um cordão ou uma argola, balançá-los para que o seu bebê os veja e, em seguida, deixar que eles caiam no chão e o seu bebê acompanhe a trajetória deles. Essa atividade do Kinedu chama-se Chaves no alto, e irá estimular o conceito de permanência do objeto, trabalhando a ansiedade de separação.

Ideias para brincar com bebê de 10 a 12 meses

Baixe GRÁTIS o Kinedu para ver os vídeos das atividades!

  • Mostrar ao seu bebê como abrir e fechar caixas e frascos, como na atividade Tampas e Tampinhas. Isso irá estimular a coordenação motora fina.
  • Colocar um brinquedo em cima de um móvel seguro e incentivar seu bebê a pegá-lo, como na atividade Levante!. Isso irá ajudá-lo a praticar como ficar de pé apoiando-se em móveis.
  • Ler para o seu bebê. Embora isso seja recomendável desde o nascimento, a atividade Algumas palavras poderá ajudar seu filho a pronunciar suas primeiras sílabas.

Ideias para brincar com bebê de 13 a 15 meses

Baixe GRÁTIS o Kinedu para ver os vídeos das atividades!

  • Durante o banho, mostrar ao seu bebê que a esponja solta bolhas de ar quando a apertamos e a afundamos na água. Essa atividade do Kinedu chama-se Bolhas, e irá ensiná-lo sobre o conceito de causa e efeito.
  • Pegar uma boneca, entregar outra ao seu filho e fazer diferentes movimentos descrevendo suas ações, como embalá-la e colocá-la para dormir, incentivando seu bebê a imitar você. Essa atividade do Kinedu chama-se Brincando com uma boneca, e irá ensinar seu filho como seguir instruções verbais.
  • Segurar seu bebê pelas mãos e colocar uma bola na frente dele, para que ele a chute enquanto anda com o seu apoio, como na atividade Nós podemos chutar a bola, que estimula a coordenação motora grossa.

Ideias para brincar com bebê de 16 a 18 meses

Baixe GRÁTIS o Kinedu para ver os vídeos das atividades!

  • Recortar um círculo, um quadrado e um triângulo de papel colorido, fazer os contornos dessas formas em uma cartolina e incentivar seu bebê a combinar os recortes com seus respectivos pares na cartolina. Essa atividade do Kinedu chama-se Quebra-cabeça, e ensinará seu filho sobre as formas geométricas, estimulando o lóbulo frontal do cérebro.
  • Pedir para o seu bebê lhe mostrar diferentes partes do corpo, parabenizando-o por cada resposta correta e oferecendo ajuda quando necessário. A atividade Meu corpo irá trabalhar a linguagem e a capacidade de raciocínio do seu filho.
  • Cantar para o seu filho a mesma música várias vezes e, em seguida, oferecer a ele um instrumento musical, para que ele possa tentar acompanhar o ritmo. Você também pode fazer alguns gestos relacionados à música, pois isso ajudará seu pequeno a aprender mais rápido! Essa atividade do Kinedu chama-se Aprender cantando e dançando, e estimula a criatividade e a imaginação.

Gostou das nossas ideias para brincar com o bebê? No Kinedu, você encontra essas e mais centenas de brincadeiras para ter tempo de qualidade e ajudar no desenvolvimento do seu filho. Baixe agora mesmo o app para iPhone ou Android!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

1 comentário em “18 ideias para brincar com o bebê”

  1. Pingback: 7 brincadeiras para crianças - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *