Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como as crianças aprendem os verbos

Pontos chave:

  1. As crianças normalmente começam a usar verbos ou palavras de ação no segundo ano de vida, o que é um marco importante para o desenvolvimento da linguagem.
  2. Existe variabilidade na aquisição da linguagem, mas é comum que as crianças usem pelo menos alguns verbos aos dois anos de idade.
  3. Os pais podem ajudar seus filhos a aprender novos verbos acompanhando as palavras que já conhecem, usando palavras de ação durante as atividades, mostrando o significado dos verbos por meio de ações e enfatizando os verbos durante a hora da historinha.
  4. A repetição é fundamental para ajudar as crianças a aprender novas palavras, por isso é importante usar verbos de forma consistente e repetida em diferentes contextos.

As primeiras palavras das crianças geralmente são substantivos, coisas como mamãe, papai ou bola, porque são as palavras que representam as coisas ou as pessoas. No entanto, depois de dois anos, as crianças começam a incorporar verbos e palavras de ação, como “ir”, “vir” e “brincar” ao seu vocabulário.

Este é um marco importante para o desenvolvimento linguístico, pois indica que uma criança está pronta para construir suas primeiras frases. A aquisição da linguagem varia muito entre as crianças, e é difícil prever quantos verbos elas usarão quando atingirem dois ou três anos. Normalmente, nessa idade, elas usam alguns verbos, e daí em diante seu vocabulário se expande.

Aqui estão algumas ideias sobre como se certificar de que o vocabulário crescente do seu filho inclua verbos:

X
banner kinedu desenvolvimento

1. Monitore quais são os verbos que ele já entende e fala. Fazer uma lista é uma boa ideia! Dessa forma, você pode enfatizar os verbos que ele ainda está aprendendo e observar como ele usa os que já conhece.

2. Pense nas coisas que o seu filho gosta de fazer e que palavras de ação descrevem tais coisas. Use essas palavras quando estiver fazendo as atividades! Por exemplo, se ele gosta de brincar com blocos de montar, use palavras como construir, empilhar ou cair para descrever o que ele está fazendo.

3. Quando você realizar uma ação, use esse verbo em uma frase. Lembre-se de que os verbos são palavras de ação, e isso significa que você pode mostrar ao seu filho o que, de fato, o verbo significa. Isso o ajudará a entender o significado e a lembrar da palavra.

4. Repita as palavras! As crianças precisam ouvir novas palavras várias vezes antes de começar a usá-las sozinhas. Tente usar os novos verbos várias vezes durante uma atividade, e repita-os na próxima vez que fizerem a mesma atividade. A consistência é muito importante!

5. Ao ler, enfatize os verbos. Aponte as ações que os personagens estão fazendo e fale sobre isso com o seu filho.

Artigos Relacionados