X
X

Marcos da linguagem: aprendendo a usar verbos

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

As primeiras palavras das crianças geralmente são substantivos, coisas como mamãe, papai ou bola, porque são as palavras que representam as coisas ou as pessoas. No entanto, depois de dois anos, as crianças começam a incorporar verbos e palavras de ação, como “ir”, “vir” e “brincar” ao seu vocabulário.

Este é um marco importante para o desenvolvimento linguístico, pois indica que uma criança está pronta para construir suas primeiras frases. A aquisição da linguagem varia muito entre as crianças, e é difícil prever quantos verbos elas usarão quando atingirem dois ou três anos. Normalmente, nessa idade, elas usam alguns verbos, e daí em diante seu vocabulário se expande.

Aqui estão algumas ideias sobre como se certificar de que o vocabulário crescente do seu filho inclua verbos:

X
banner kinedu desenvolvimento

1. Monitore quais são os verbos que ele já entende e fala. Fazer uma lista é uma boa ideia! Dessa forma, você pode enfatizar os verbos que ele ainda está aprendendo e observar como ele usa os que já conhece.

2. Pense nas coisas que o seu filho gosta de fazer e que palavras de ação descrevem tais coisas. Use essas palavras quando estiver fazendo as atividades! Por exemplo, se ele gosta de brincar com blocos de montar, use palavras como construir, empilhar ou cair para descrever o que ele está fazendo.

3. Quando você realizar uma ação, use esse verbo em uma frase. Lembre-se de que os verbos são palavras de ação, e isso significa que você pode mostrar ao seu filho o que, de fato, o verbo significa. Isso o ajudará a entender o significado e a lembrar da palavra.

4. Repita as palavras! As crianças precisam ouvir novas palavras várias vezes antes de começar a usá-las sozinhas. Tente usar os novos verbos várias vezes durante uma atividade, e repita-os na próxima vez que fizerem a mesma atividade. A consistência é muito importante!

5. Ao ler, enfatize os verbos. Aponte as ações que os personagens estão fazendo e fale sobre isso com o seu filho.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Marcos da linguagem: aprendendo a usar verbos”

  1. Pingback: Habilidades linguísticas: Gramática - Kinedu Blog

Comentários encerrados.