X
X
bebê beber água

Meu bebê deve beber água?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Certamente você já se perguntou se seu bebê está com sede ou se ele precisa beber água. A resposta para essas perguntas é: Não.

Na verdade, você não precisa dar água ao seu filho antes dos seis meses de idade. Antes de completar meio ano, ele se alimentará de leite materno ou fórmula, e essas duas fontes de nutrientes contêm a quantidade de água necessária para o seu filho. Portanto, não há necessidade de oferecer água extra. Caso seu bebê esteja consumindo leite materno, ele contém uma porcentagem alta de água. Por outro lado, a fórmula exigirá apenas a quantidade de água necessária para diluí-la; tenha cuidado para não exceder a quantidade sugerida.

A razão pela qual não se recomenda que os bebês bebam água antes dos seis meses de idade é porque seu consumo pode causar intoxicação ou alterar o equilíbrio de seus eletrólitos. No entanto, podem haver casos especiais (como quando seu bebê estiver vomitando), em que ele pode estar desidratado. Nessas circunstâncias, é aconselhável consultar seu médico para descobrir qual é a forma correta de proceder.

X
banner kinedu alimentação bebê

É recomendável introduzir o consumo de água quando seu bebê começar a comer alimentos sólidos. A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que bebês de 6 a 12 meses bebam entre 116 e 232 ml de água diariamente, enquanto crianças de 12 a 24 meses devem beber entre 232 e 928 ml por dia. Esse valor aumentará à medida que o seu filho crescer. Por exemplo, quando as crianças têm entre 2 e 5 anos, devem consumir entre 232 e 1.160 ml de água. Isso ocorre porque, com a idade, elas realizam novas atividades que provocam sede, como brincar ou praticar atividades físicas.

No entanto, seu filho também pode beber outros líquidos além da água. Depois de completar um ano, ele poderá começar a beber outras bebidas, como o leite de vaca. Além disso, é provável que seu filho seja exposto a outros tipos de bebidas, como suco natural, leite vegetal, bebidas adoçadas artificialmente, bebidas açucaradas e bebidas com cafeína. Tente evitar que seu pequeno consuma esses tipos de bebidas, pois eles têm componentes que ainda são difíceis de processar em seu sistema digestório. Esses componentes podem ter efeitos negativos, como afetar seu ciclo do sono, aumentar sua irritabilidade, diminuir sua capacidade de concentração, causar dores de cabeça ou aumentar o nervosismo.

Portanto, o mais saudável para o seu bebê será introduzir a água até os seis meses de idade ou, em casos especiais, quando recomendado pelo seu médico.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *