Geralmente os pais iniciam o desfralde em torno dos dois anos de idade, mas não se surpreenda se sua família a pressionar para começar mais cedo. Anos atrás, as famílias começavam o desfralde mais cedo, pois as fraldas tinham que ser lavadas à mão, e até mesmo fervidas!

Antes de iniciar o processo, o mais importante é saber se o seu bebê está pronto. Especialistas dizem que, para uma criança ter sucesso em aprender a usar o banheiro, ela precisa sentir a necessidade de fazer xixi ou cocô, ser capaz de entender o que essa sensação significa e ser capaz de comunicar verbalmente que precisa de ajuda para ir ao banheiro. Algumas crianças começam a mostrar esses sinais aos 24 meses, mas outras não demonstram o menor interesse até os três anos de idade ou mais.

A melhor maneira de determinar se seu bebê está pronto para começar o desfralde é observar seu comportamento em geral e suas respostas a qualquer sugestão sobre o uso do banheiro. Aqui estão algumas questões para você se perguntar para saber se o seu filho está pronto:

banner kinedu saúde
  • Ele entende e segue instruções e solicitações simples?
  • Ele é capaz de puxar as calças para baixo e para cima?
  • Ele fica “seco” por pelo menos três ou quatro horas?
  • Ele consegue se sentar e permanecer na mesma posição por 2 a 5 minutos?
  • Ele consegue andar e se sentar sozinho?
  • Ele demonstra aversão a ficar com a fralda suja?
  • Ele gosta de ser independente?
  • Ele se orgulha de suas realizações?
  • Ele consegue perceber quando precisa ir ao banheiro (dicas físicas) e avisá-la antes de fazer alguma coisa?
  • Ele imita adultos ou seus irmãos quando eles vão ao banheiro?

Se você respondeu SIM à maioria das perguntas, então é muito provável que seu filho esteja pronto para iniciar o desfralde! Mas se ele ainda não preenche alguns dos requisitos, tente não pressioná-lo. Pressioná-lo quando ele ainda não estiver pronto pode ser contraproducente e frustrante para você e para ele. Lembre-se de que toda criança é diferente e tem seu próprio tempo. Por exemplo, as meninas tendem a ficar prontas alguns meses antes dos meninos.

Antes de iniciar o desfralde, é importante que você avalie outros fatores além do desenvolvimento físico do seu filho. Situações familiares complexas podem dificultar o processo. Se, neste momento, sua família está passando por uma grande mudança, como a perda de um ente querido, a mudança de casa ou de escola, adie o processo até que a situação se estabilize.

Por fim, antes de começar o desfralde de seu filho, faça uma pausa e pense se VOCÊ está pronta para isso. Não faz sentido começar se você não tiver tempo suficiente ou não estiver fisicamente preparada para essa grande tarefa. Lembre-se de que o desfralde requer muito treinamento e reforço diário. Então, se você acha que não está pronta, é melhor esperar algumas semanas ou meses até que as coisas estejam equilibradas.