Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como identificar os sinais de desfralde?

sinais de desfralde

Pontos chave:

1. Identificar os sinais de desfralde é crucial; o desfralde envolve aspectos físicos, cognitivos e emocionais.

2. Geralmente começa por volta dos 2 anos, mas alguns bebês podem começar antes; antigamente, começava-se cedo devido à necessidade de lavagem (e até fervura) de fraldas à mão.

3. Para alcançar sucesso, a criança precisa sentir, entender e comunicar suas necessidades de usar o banheiro; algumas crianças começam a mostrar sinais de desfralde aos 2 ou 3 anos.

4. Sinais de desfralde: fralda seca por uma ou duas horas, movimentos intestinais previsíveis, consciência corporal, incômodo com fraldas sujas, habilidades físicas necessárias.

É muito importante conseguir identificar os sinais de desfralde para saber se seu bebê está pronto para começar a desfraldar, pois este é um grande passo em direção à independência do seu filho — não só física, mas cognitiva e emocional também. Tentar desfraldar uma criança que não está pronta pode prolongar muito o processo.

X
banner kinedu saúde

Geralmente os pais iniciam o desfralde em torno dos dois anos de idade, mas não se surpreenda se sua família pressionar para começar mais cedo. Anos atrás, as famílias começavam o desfralde mais cedo, pois as fraldas tinham que ser lavadas à mão, e até mesmo fervidas!

Antes de iniciar o processo, o mais importante é conhecer os sinais de desfralde para saber se o seu bebê está pronto. Especialistas dizem que, para uma criança ter sucesso em aprender a usar o banheiro, ela precisa sentir a necessidade de fazer xixi ou cocô, ser capaz de entender o que essa sensação significa e ser capaz de comunicar verbalmente que precisa de ajuda para ir ao banheiro. Algumas crianças começam a mostrar esses sinais de desfralde aos 24 meses, mas outras não demonstram o menor interesse até os três anos de idade ou mais.

Sinais de desfralde que mostram que seu bebê está pronto

A melhor maneira de determinar se seu bebê está pronto para começar a desfraldar é observar seu comportamento em geral e suas respostas a qualquer sugestão sobre o uso do banheiro. Aqui estão algumas questões para você se perguntar para saber se o seu filho está pronto para o desfralde:

  1. Ele fica “seco” por pelo menos uma hora ou duas?
  2. O relógio biológico dele é previsível?
  3. Ele consegue perceber quando precisa ir ao banheiro?
  4. Ele demonstra aversão a ficar com a fralda suja?
  5. Seu filho está desenvolvendo as seguintes habilidades físicas, que são essenciais para o desfralde?
  • Puxar as calças para baixo e para cima;
  • Sentar-se e permanecer na mesma posição por 2 a 5 minutos;
  • Andar e sentar sozinho;
  • Imitar adultos ou seus irmãos quando eles vão ao banheiro.

Se você respondeu SIM à maioria das perguntas, então é muito provável que seu filho esteja pronto para iniciar o desfralde! Mas se ele ainda não preenche alguns dos sinais de desfralde, tente não pressioná-lo. Pressionar seu pequeno se ele ainda não estiver pronto pode ser contraproducente e frustrante para vocês dois. Lembre-se de que toda criança é diferente e tem seu próprio tempo. Por exemplo, as meninas tendem a ficar prontas para desfraldar alguns meses antes dos meninos.

Pontos a se considerar

Antes de iniciar o desfralde, é importante que você avalie outros fatores além do desenvolvimento físico do seu filho. Situações familiares complexas podem dificultar o processo. Se, neste momento, sua família estiver passando por uma grande mudança, como a perda de um ente querido ou a mudança de casa ou de escola, adie o processo até que a situação se estabilize.

Por fim, antes de começar o desfralde de seu filho, faça uma pausa e pense se VOCÊ está pronta para isso. Não faz sentido começar se você não tiver tempo suficiente ou não estiver fisicamente preparada para essa grande tarefa. Lembre-se de que o desfralde requer muito treinamento e reforço diário. Então, se você achar que ainda não está pronta, é melhor esperar algumas semanas ou meses até que as coisas estejam equilibradas.

Artigos Relacionados

Uma resposta