Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como desfraldar o meu filho?

como desfraldar

Pontos chave:

1. Planeje com antecedência antes de começar o desfralde e considere métodos que se adequem à preparação do seu filho.

2. A abordagem centrada na criança permite um desfralde em seu ritmo; o método de um dia envolve um treinamento estruturado em um dia.

3. Vantagens da abordagem centrada na criança: simples, flexível; desvantagens: pode levar semanas. Vantagens do método de um dia: rápido, estruturado; desvantagens: requer planejamento.

4. A AAP sugere uma combinação de métodos; consulte seu pediatra para obter conselhos e mantenha-se fiel ao(s) método(s) escolhido(s).

Será que é hora de desfraldar o bebê? Antes mesmo de comprar o penico do seu filho, é importante ter um plano sobre como fazer o desfralde. Confira dois métodos que podem te ajudar a decidir como começar essa importante tarefa!

Como desfraldar: confira 2 métodos!

Lembre-se de que não existe uma única maneira que seja garantida sobre como desfraldar. O segredo é escolher a estratégia que melhor se adapta ao seu filho e a você. Listamos alguns métodos com seus prós e contras. Confira!

A abordagem centrada na criança, ou Método de Brazelton

O foco principal desse método é deixar que seu filho estabeleça o ritmo do desfralde, de modo que a prontidão dele seja mais importante do que a idade. Quando a criança estiver pronta, os pais podem começar uma série de “aproximações sucessivas”, levando ao uso bem-sucedido do penico.

Como funciona:

Antes de começar, você deve identificar se seu filho está demonstrando sinais de que está pronto para o desfralde.

  • O primeiro passo é levar seu filho para escolher o penico dele. Ele irá adorar escolher sua cor favorita, e começará a ter uma sensação de propriedade sobre ele;
  • O próximo passo é incentivar seu filho a sentar-se, completamente vestido, no penico. Ele irá começar a associar o penico com o ato de ir ao banheiro;
  • Para incentivar o seu filho a “ir ao banheiro”, você pode deixá-lo correr pela casa sem fraldas e deixar o penico em um lugar visível;
  • O objetivo é deixá-lo acreditar que o desfralde foi ideia dele, e não sua.

Para os próximos passos, como esvaziar o penico no vaso sanitário, dar a descarga e lavar as mãos, você terá que esperar até que seu filho demonstre interesse por isso.

X
banner kinedu saúde

Prós:

  • É um método fácil de seguir, mesmo para quem tem um estilo de vida agitado;
  • Não requer muita preparação ou planejamento;
  • Não há um grande compromisso com tempo ou consistência.

Contras:

  • Esse processo pode levar semanas, dependendo da criança. 

O método de um dia

Este método de desfralde é baseado na noção de que as crianças aprendem pelo exemplo. Na verdade, o “um dia” refere-se ao dia que você gastará com seu filho praticando como usar corretamente o penico. Depois deste primeiro dia, você passará alguns dias acompanhando e observando pequenos “acidentes”.

Como funciona:

Seu filho deverá ter 20 meses ou mais e apresentar vários sinais de desenvolvimento.

Antes de começar, você precisará montar uma área com um penico, uma boneca com uma fralda removível. Especialistas sugerem usar uma boneca que possa beber e “fazer xixi”, lanchinhos e bebidas. Lembre-se de que você precisará dedicar um dia ao treinamento (4 a 6 horas contínuas).

  • Use a boneca para demonstrar a rotina do penico. Dê a ela uma bebida e, depois, diga ao seu filho que a boneca precisa fazer xixi. Guie-o durante o processo de tirar a fralda da boneca, sentá-la no penico, esperá-la “fazer xixi”, elogiá-la e recompensá-la por isso;
  • Depois, verifique a fralda da boneca. Se a fralda estiver seca, a boneca receberá outra recompensa. Se estiver molhada, explique que as crianças grandes não fazem xixi em suas calças;
  • Repita esse exercício várias vezes, até que seu filho entenda as etapas (isso geralmente não leva mais de uma hora);
  • Agora é hora de tentar com o seu filho o que vocês exemplificaram com a boneca.

O segredo para este método de como desfraldar é o reforço positivo e a correção. Quando as crianças acertam, elas são recompensadas. Quando elas erram (molham as calças), elas realizam treinos práticos.

Prós:

  • É um método rápido, pois normalmente pode ser feito em menos de duas semanas;
  • É um método estruturado;
  • Pode funcionar para crianças com necessidades especiais;
  • Estudos científicos sugerem que a maioria dos pais que tentam usar técnicas rápidas de desfralde obtêm sucesso.

Contras:

  • Exige planejamento e preparação;
  • Requer acompanhamento.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), não é necessário escolher apenas um método – seu filho pode se beneficiar de uma combinação de diferentes métodos. Quando você tiver escolhido um método, converse sobre ele com seu pediatra ou com o responsável pelo berçário ou creche. Eles provavelmente terão muita experiência e conselhos para compartilhar. 

Agora que você sabe como desfraldar o seu bebê, lembre-se de conversar com todos os que cuidam do seu filho, para que também adotem o método.

Artigos Relacionados