Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu bebê já sustenta o próprio peso

bebê sustenta peso

O nascimento do seu bebê foi um acontecimento muito especial, e vê-lo crescer certamente se tornou uma aventura. Com o tempo, você verá como ele atingirá novos marcos em seu desenvolvimento. Você se lembra de quando ele começou a sustentar a cabeça? Ou de quando começou a reconhecer você? Imagine tudo o que ainda vem pela frente!

Atualmente, é provável que o seu filho mova as pernas ao se deitar e fique animado para ver o que está ao seu redor. Portanto, se você segurá-lo no ar, observará que ele sacode as pernas. Nesse caso, você deve ter notado que, carregando-o e deixando seus pés tocarem uma superfície lisa, seu bebê suporta parte de seu peso com as pernas e simula a posição em pé. Obviamente, ele só poderá fazer isso enquanto você estiver segurando-o. Esta nova posição permitirá que ele tenha uma visão diferente do ambiente e também fortalecerá os músculos das pernas.

X
banner kinedu desenvolvimento

A maioria dos bebês adquire essa habilidade por volta dos quatro meses de idade. Já que cada bebê se desenvolve no seu próprio ritmo, o importante agora é que você ajude o seu filho a ganhar mais força. Tente fazer os seguintes exercícios deitando seu bebê de barriga para cima antes de praticar na posição vertical:

  • Deite seu filho de barriga para cima em uma superfície confortável. Segure os tornozelos dele e mova as pernas como se ele estivesse pedalando. Pratique enquanto o seu bebê estiver gostando.
  • Deitado na mesma posição, coloque a palma da sua mão contra as solas dos pés do seu pequeno e aplique um pouco de pressão. Observe se ele tenta flexionar e esticar as pernas ou ajude-o.

Quando você segurar seu bebê na posição vertical, ele não conseguirá ficar em pé sozinho. Ele precisará do seu apoio o tempo todo. Esse marco do desenvolvimento é muito diferente do que o de ficar de pé, que é atingido vários meses depois, mas é igualmente importante, pois forma a base para as habilidades de andar, correr, pular, entre muitas outras!

Também é importante verificar se as pernas do seu bebê estão muito rígidas ou se os músculos estão um pouco fracos. Nesses casos, recomendamos que você converse com seu pediatra na próxima consulta. No entanto, você pode continuar estimulando seu filho em casa e tendo esse tempo de qualidade com ele.

Artigos Relacionados

2 respostas

    1. Olá, Fábio! Apesar de cada bebê se desenvolver em seu próprio ritmo, a maioria deles começa a andar por volta dos 9-15 meses de idade, mas está tudo bem se o seu pequeno levar até os 18 meses para aprender a andar completamente. O importante é que o seu pequeno possa se movimentar e continuar explorando o ambiente. Continuem passando tempo de qualidade juntos e dê a ele oportunidades para praticar suas habilidades, como andar apoiando-se em móveis firmes, pois isso irá ajudá-lo a obter mais força e equilíbrio em suas pernas (mas certifique-se de que o ambiente é seguro para um bebê)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.