Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu bebê se recusa a comer alimentos sólidos: O que devo fazer?

bebê recusa alimentos

Pontos chave:
1. Introduza alimentos sólidos por volta dos 6 meses, juntamente com o leite.
2. A preparação do bebê para o desmame inclui sentar, controlar a cabeça, abrir a boca e inclinar-se para a frente.
3. O bebê pode rejeitar certos alimentos; ofereça-os de 10 a 15 vezes para que sejam aceitos.
4. Tenha paciência, ofereça variedade, seja um modelo a seguir, consulte o pediatra para orientação.

Ao completar 6 meses de idade, ou às vezes um pouco antes disso, é o momento de introduzir alimentos sólidos na dieta do seu bebê como um complemento ao leite. Nesta fase, você terá que decidir o que oferecer ao seu bebê. É possível que ele aceite alguns alimentos muito rapidamente e recuse outros repetidamente.

Primeiramente, certifique-se de que seu bebê não esteja rejeito a comida por não estar pronto. Lembramos os sinais de que seu filho já pode começar a introdução alimentar: ele se senta sem ajuda, controla a cabeça, abre a boca e se move para frente quando lhe oferecem comida. Se você tiver dúvidas sobre se o seu filho está ou não pronto para comer alimentos sólidos, a melhor coisa a fazer é perguntar ao seu pediatra.

X
Nestlé banner webp

Agora, se o seu bebê estiver rejeitando um alimento específico, não desanime. Só porque ele não o aceitou pela primeira vez, isso não significa que ele nunca mais tentará prová-lo novamente. Às vezes, um alimento precisará ser oferecido até 10 ou 15 vezes antes de o seu filho aceitar comê-lo. Você pode oferecer esse alimento em dias diferentes e apresentá-lo de maneiras diferentes, para que seu bebê não fique irritado. O mais importante nesta fase é ter paciência.

Para apresentar um novo alimento, recomendamos que você escolha um momento em que você e seu bebê estejam calmos e sem pressa de seguir para outra atividade. A princípio, seu filho ficará satisfeito com apenas algumas colheradas, portanto, não se preocupe se a quantidade parecer pequena. Lembre-se de que, nesta fase, ele deve continuar bebendo leite, para que ambos os alimentos permitam que ele cresça saudável.

Veja algumas dicas para ajudar seu bebê a experimentar diferentes tipos de alimentos:

  1. Dê o exemplo: se você quer que seu bebê comece a se alimentar de maneira saudável, faça isso também! Tenha em casa os alimentos que deseja apresentar, para que seu bebê possa se familiarizar com eles. Além disso, enquanto ele estiver observando você, você pode comer o que quiser que ele coma para incentivá-lo.
  2. Evite demonstrar desinteresse em experimentar novos alimentos: as crianças aprendem por imitação. Por esse motivo, é muito provável que seu bebê aprenda a rejeitar os mesmos alimentos que você rejeita.
  3. Ofereça alimentos variados: dê ao seu bebê diferentes alimentos saudáveis ​​(junto com aqueles que ele já gosta).
  4. Ofereça com frequência alimentos que ele não gosta. Lembre-se de que os bebês devem experimentar um alimento até 15 vezes antes de aceitá-lo!
  5. Tenha comida pronta: pode ser que seu bebê esteja muito ativo e, por esse motivo, tenha dificuldade para comer. Para acelerar esse processo, tenha o prato já pronto antes de colocar seu bebê sentado. Isso evitará que ele se desespere.
  6. Mantenha a refeição breve: se o seu bebê é muito ativo, é possível que ele não goste de ficar sentado por muito tempo. Tente fazer com que as refeições durem cerca de 10 minutos.
  7. Seja paciente: lembre-se de que seu filho está se acostumando com o mundo ao seu redor e levará tempo para ele se adaptar a essas novas sensações.
  8. Consulte um especialista: Se você estiver desconfortável, lembre-se de que você sempre pode conversar sobre isso com o seu pediatra.

Essas dicas ajudarão você a apresentar novos alimentos ao seu bebê e iniciar a introdução alimentar. Conforme seu filho crescer, ele poderá ter outros motivos para rejeitar alimentos específicos.

Artigos Relacionados

2 respostas

  1. Meu já se alimentava bem mais de repente tem aversão a comida ele chora quando tento alimentar já tentei várias coisas comida diferente até deixo ele comer com as mãos mais quando tento dar na boca ele faz escândalo e não consigo fazer ele comer estou muito preocupado com isso e também tem o fato que ele está indo a creche e as professores reclamam e não está querendo ficar com ele por esse motivo não sei o que fazer por favor me ajude

    1. Olá, Lurdes!
      Experimente perguntar ao seu filho o que está acontecendo e seja compreensivo. Sugerimos que você consulte um especialista para ajudá-lo nesta fase difícil ou talvez participe de uma de nossas sessões ao vivo para perguntar ao nosso especialista sobre isso 🙂 No Kinedu | Aprender você tem acesso a vários especialistas em diversos assuntos que podem te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.