Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que a ciência diz sobre o cérebro do pai?

Pontos-chave:

  • Estudos mostram que os homens, assim como as mulheres, estão neurologicamente preparados para serem pais.
  • Os homens que interagem com seus filhos também experimentam um aumento nos níveis de ocitocina.
  • Para os pais, o brincar é uma programação biológica para mostrar amor e apego aos filhos.
  • Estudos mostram que bebês cujos pais interagem mais com eles obtêm melhores notas na escola e demonstram maior inteligência socioemocional e resiliência mais tarde na vida.

O que acontece com o cérebro do pai?

Quando você se torna pai, sua vida muda para sempre. E o mesmo acontece com seu cérebro. Enquanto muitas mulheres podem se identificar com o “surto” de amor sentido imediatamente após o nascimento, os homens são ensinados a acreditar que essa mudança química é exclusiva das mulheres. No entanto, estamos aqui para dizer que isso não é totalmente verdade. Estudos mostram que os homens, assim como as mulheres, estão neurologicamente preparados para serem pais.

Ocitocina… o quê?

Mesmo antes do nascimento da criança, casais que vivem juntos começam a demonstrar um aumento sincronizado de ocitocina, também conhecida como o hormônio do amor e do vínculo, durante a gravidez.

Mudanças fisiológicas ocorrem como uma forma de unificar o casal enquanto se preparam para o nascimento do filho. Mas após o nascimento do bebê, essas mudanças continuam – tanto para os homens quanto para as mulheres.

Embora seja verdade que as mulheres experimentam uma poderosa onda de ocitocina logo após o parto, os cientistas descobriram que os homens que interagem com seus filhos também experimentam um aumento nos níveis de ocitocina. Apenas leva um pouco mais de tempo: quatro a seis meses, especificamente. De fato, quando os homens interagem com seus bebês desde cedo, eles demonstram níveis de ocitocina exatamente iguais aos das mulheres quando a criança tem seis meses de idade.

X
banner kinedu prenatal pt

A importância do brincar

Para que esse aumento de ocitocina ocorra, no entanto, a interação é fundamental. Os homens devem segurar e brincar com seus filhos com frequência para experimentarem esses efeitos no cérebro. Brincar, especificamente, é vital. “É sempre um pouco clichê dizer que o pai é o pai divertido e a mãe faz todo o trabalho, mas, na verdade, os pais devem brincar”, diz a Dra. Anna Machin, antropóloga evolucionista da Universidade de Oxford.

“Se aplicar ocitocina no nariz de um pai, verá um aumento no comportamento lúdico entre os pais e um aumento em comportamentos de cuidado nas mães”. Isso não significa que as mães devam fazer todas as tarefas tediosas de cuidado, como trocar uma fralda ou limpar o nariz. Para muitas mães, o cuidado envolve abraços, beijos e carinho. Mas para os pais, a brincadeira é como eles são biologicamente programados para mostrar amor e apego aos seus filhos. Os pais têm instintivamente o conhecimento de como cuidar dos filhos.

A interação é benéfica para toda a família

Quando os pais interagem com seus filhos desde cedo, os efeitos são sentidos ao longo da vida. Estudos mostram que bebês cujos pais interagem mais com eles têm melhores notas na escola e demonstram inteligência socioemocional e resiliência mais tarde na vida. Além disso, um pai envolvido ajuda a mãe a ser mais paciente, flexível e sensível às necessidades do bebê.

Criando laços e interagindo desde o primeiro dia

Sugestões para pais de bebês:

  • Fique com seu bebê em contato pele a pele: desde o nascimento, segure seu bebê no peito. Ambos, pai e bebê, devem ter a pele exposta. Os bebês anseiam por esse contato pele a pele e adoram o cheiro do pai!
  • Cante para o seu bebê: mesmo antes do nascimento, os pais devem começar a falar e cantar para o bebê. Os bebês podem ouvir no útero a partir de cerca de 18 semanas, então tente falar, ler ou cantar para o seu bebê todos os dias.
  • Massageie seu bebê: fazer uma massagem no bebê libera ocitocina para ambos. Além disso, pode ajudar em coisas como cólicas!

Sugestões para pais de crianças pequenas:

  • Brinque com seu filho: qualquer tipo de brincadeira, seja com brinquedos ou não, ajuda a fortalecer o vínculo.
  • Divirta-se, faça cócegas, brinque de avião pela sala, etc.
  • Lutem juntos (luta corporal segura): contanto que isso seja feito com segurança e longe de quinas afiadas ou superfícies duras, brincar de luta corporal mostrou ser uma maneira eficiente de criar laços afetivos.
  • Leiam juntos: qualquer momento que você passar com seu filho é valioso. Uma maneira fácil de fazer isso todos os dias é ler uma história antes de dormir.

A paternidade é muito mais do que um simples papel social atribuído. Os pais também experimentam mudanças neurológicas e hormonais que os preparam para cuidar e formar laços afetivos com seus filhos desde o momento em que nascem.

A ciência do cérebro dos pais nos ajuda a valorizar a importância de sua participação ativa na vida de seus filhos e é um poderoso lembrete de que a paternidade é um presente mútuo que enriquece tanto os pais quanto os filhos.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.