Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é e como se desenvolve a coordenação motora fina?

Pontos chave:
1. Habilidades motoras finas envolvem movimentos precisos de mãos e dedos.
2. Evolução de agarrar reflexivo para interação intencional com objetos.
3. Marcos importantes: transferir objetos, segurar dois itens e o movimento de pinça.
4. Estimule habilidades motoras finas com diversas atividades envolventes.


Seu bebê alcançará inúmeros marcos durante o seu primeiro ano de vida. O mais notável e excitante será provavelmente o desenvolvimento da coordenação motora grossa, que o possibilitará rolar, sentar, engatinhar, ficar em pé e talvez até dar os seus primeiros passos! Porém, você não deve menosprezar o desenvolvimento da coordenação motora fina, pois ela também é muito importante!

A coordenação motora fina requer o uso de pequenos músculos dos dedos e das mãos. Essas habilidades estão relacionadas à capacidade de fazer movimentos precisos com as mãos, como abotoar uma camisa, pegar um cereal no chão ou escrever. Os avanços relacionados com este marco de desenvolvimento podem ser um pouco mais imperceptíveis, mas são tão relevantes quanto o desenvolvimento da coordenação motora grossa, pois levam à exploração, à independência e ao aprendizado.

X
banner kinedu desenvolvimento

Quando seu bebê nasceu, você provavelmente notou que as mãos dele permaneciam fechadas na maior parte do tempo. Se você colocasse o dedo em uma das mãos dele, ele o seguraria, por causa do reflexo de preensão. Depois de algumas semanas, seu bebê já estará acostumado a ficar fora do útero e conseguirá abrir e fechar suas mãos. Experimente colocar um objeto pequeno em uma das mãos dele, e ele provavelmente irá segurá-lo – por volta dos três meses, ele poderá até sacudi-lo!

A interação com o ambiente aumentará entre o quarto e o sétimo mês. A princípio, seu bebê apenas tocará os objetos, tentando agarrá-los, mas por volta do sexto ou do sétimo mês, você notará uma grande mudança e verá que ele conseguirá segurar um objeto com precisão, utilizando a mão inteira. Observe como seu bebê interage com os diversos objetos e você notará pequenos, mas importantes marcos do desenvolvimento, como transferir um objeto de uma mão para outra e segurar dois objetos ao mesmo tempo.

Entre o nono e o décimo segundo mês, a coordenação motora fina começará a se desenvolver, e você poderá ver o início do movimento de pinça. A coordenação motora fina é o que permite que o seu bebê pegue pequenos objetos com o dedo indicador e o polegar. O seu filho vai adorar colecionar tudo o que encontrar no chão e, com sua coordenação cada vez mais desenvolvida, ele poderá explorar ainda mais os objetos que estiverem em sua frente, abrindo novas portas para o seu aprendizado!Lembre-se de que cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. Estas são apenas referências para o desenvolvimento, e não devem ser consideradas definitivas. No entanto, existem muitas maneiras de estimular a coordenação motora fina do seu bebê. Você pode encontrar mais ideias no Kinedu!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.