X
X

O desenvolvimento da linguagem do meu filho de dois anos

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

No segundo aniversário do seu filho, ele já entenderá quase tudo o que você disser, e o vocabulário dele terá se expandido significativamente, em torno de cinquenta palavras. Ao longo deste ano, ele começará a falar usando mais frases completas de quatro ou seis palavras, mas você provavelmente terá que “traduzir” para que outras pessoas entendam, pois a pronúncia dele ainda não está totalmente desenvolvida. Com um vocabulário mais amplo, vem o melhor uso da linguagem para expressar ideias e desejos – preste atenção! Além disso, o desenvolvimento das habilidades linguísticas levará a um estágio de descobertas com toda uma nova gama de questões sobre o quê, o porquê e o como das coisas.

X
banner kinedu desenvolvimento

Evite a tentação de comparar as habilidades verbais do seu filho com as de outras crianças da mesma idade. Este é um estágio com muitas variações. Algumas crianças desenvolvem a linguagem em um ritmo constante, enquanto outras não. Algumas crianças são mais falantes do que outras, mas isso não significa que elas sejam mais inteligentes ou tenham um vocabulário mais amplo; aquelas que são mais caladas simplesmente são mais seletivas quando se trata de falar. Essas variações tendem a desaparecer quando as crianças atingem a idade escolar.

Se você está preocupado que seu filho tenha problemas de linguagem, fale com o seu pediatra. Primeiro, ele irá avaliar se há um problema físico que está atrasando a aquisição da fala, como o acúmulo de líquido nos ouvidos ou problemas de coordenação entre a boca e os músculos da garganta. Uma em cada dez ou quinze crianças tem problemas de fala ou compreensão. A detecção precoce deste atraso ou de problemas auditivos é crucial para que o aprendizado não seja afetado em outras áreas do desenvolvimento.

Incentive as habilidades linguísticas do seu filho, incluindo a leitura em sua rotina diária. Esta é uma atividade perfeita para se aproximar de você emocionalmente, pois vocês podem ficar perto um do outro e compartilhar a leitura. Nessa idade, seu filho poderá seguir o enredo de histórias simples e lembrar-se de partes delas.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

1 comentário em “O desenvolvimento da linguagem do meu filho de dois anos”

  1. Pingback: Como são os primeiros anos do desenvolvimento da linguagem infantil? - Kinedu Blog

Comentários encerrados.