X
X

O desenvolvimento da linguagem do meu filho de três anos

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Aos três anos de idade, as crianças têm um vocabulário ativo de mais de 300 palavras. De fato, uma criança comum tem a capacidade de aprender de quatro a seis novas palavras por dia, desde que tenha acesso a novas palavras e experiências diariamente. Nessa idade, as habilidades de conversação florescem porque elas já são capazes de formar frases de três ou quatro palavras e imitar os sons da fala.

As novas habilidades verbais do seu filho permitirão que ele expresse os próprios pensamentos. Quanto mais avançados forem, melhor será a capacidade dele de se comunicar e aprender. Essas novas habilidades linguísticas trarão consigo uma etapa de descobertas com toda uma nova gama de perguntas sobre o quê, o porquê e o como das coisas. Por exemplo, quando ele não conhecer uma palavra, será capaz de perguntar “o que é?”. E quando você responder, seu filho ampliará o próprio vocabulário.

X
banner kinedu desenvolvimento

Aos três anos, as crianças ainda estão aprendendo a usar pronomes como “eu” e “você”. Embora sejam palavras fáceis de pronunciar, são conceitos difíceis de entender e termos que mudam dependendo de quem está falando. Dê o exemplo e use corretamente essas palavras no dia a dia, para que o seu filho possa imitá-lo. Nessa idade, a dicção do seu filho será muito mais clara, e até mesmo estranhos poderão entender o que ele diz. Antes, só você sabia o que ele estava dizendo.

Você pode estimular a habilidade verbal do seu filho cantando, rimando ou falando sobre o que estão fazendo. Ler também é uma ótima ideia! Escolha livros com tramas simples e converse sobre a história com o seu filho. Quando terminarem de ler, ajude-o a contar a história e a falar sobre as partes favoritas dele. Você pode incentivar a compreensão dele, fazendo perguntas sobre a história.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “O desenvolvimento da linguagem do meu filho de três anos”

  1. Pingback: Como são os primeiros anos do desenvolvimento da linguagem infantil? - Kinedu Blog

Comentários encerrados.