Os sentidos começam a despertar desde o útero! É incrível como os bebês conseguem experimentar sensações e reagir a estímulos externos mesmo antes de nascer! Cada um dos sentidos se desenvolve em seu próprio ritmo, e o tato é um dos primeiros a entrar em ação.
A partir da sétima semana de gestação, o bebê começa a sentir a massagem do líquido amniótico e do útero em sua pele, o que contribui para o seu desenvolvimento tátil.
Sabia que os sons também desempenham um papel importante? Eles são transmitidos através do líquido amniótico e o bebê os percebe como vibrações táteis. Esses batimentos cardíacos e sons familiares podem fazer seu coração bater mais rápido! Por volta do sétimo mês, o ouvido do bebê está completamente formado e já pode captar sons tanto internos como externos ao útero – embora, às vezes, esses sons possam chegar um pouco distorcidos, pois devem atravessar a coluna vertebral e, depois, a parede abdominal.
A visão começa a se desenvolver por volta da 22ª semana de gestação. Incrível, não é? Alguns estudos mostram que os bebês podem reagir a estímulos luminosos movendo seus corpos ou abrindo e fechando os olhos. Você pode tentar usar uma lanterna para estimular seu pequeno aventureiro!
E não podemos nos esquecer do paladar. Sabia que os sabores dos alimentos que a mãe consome acabam no líquido amniótico? Observou-se que os bebês engolem o líquido mais rapidamente e com mais frequência quando o sabor é doce, parece que eles adoram!
Por último, mas não menos importante, o olfato se desenvolve durante o terceiro trimestre. De acordo com a professora Lisa Eliot, da Escola de Medicina de Chicago, os pulmões do bebê se enchem de líquido amniótico, o que permite uma melhor transmissão de odores, embora eles ainda não recebam oxigênio.
É incrível como os sentidos do seu bebê estão despertando enquanto ele está no útero! Aproveite esta fase para estimulá-lo e proporcionar-lhe uma experiência sensorial inesquecível. Em breve, ele estará pronto para conquistar o mundo exterior com todos os seus sentidos bem afiados!
Uma resposta