Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como se desenvolvem os sentidos do meu bebê dentro do útero?

Os sentidos começam a despertar desde o útero! É incrível como os bebês conseguem experimentar sensações e reagir a estímulos externos mesmo antes de nascer! Cada um dos sentidos se desenvolve em seu próprio ritmo, e o tato é um dos primeiros a entrar em ação.

A partir da sétima semana de gestação, o bebê começa a sentir a massagem do líquido amniótico e do útero em sua pele, o que contribui para o seu desenvolvimento tátil.

Sabia que os sons também desempenham um papel importante? Eles são transmitidos através do líquido amniótico e o bebê os percebe como vibrações táteis. Esses batimentos cardíacos e sons familiares podem fazer seu coração bater mais rápido! Por volta do sétimo mês, o ouvido do bebê está completamente formado e já pode captar sons tanto internos como externos ao útero – embora, às vezes, esses sons possam chegar um pouco distorcidos, pois devem atravessar a coluna vertebral e, depois, a parede abdominal.

X
banner kinedu prenatal pt

A visão começa a se desenvolver por volta da 22ª semana de gestação. Incrível, não é? Alguns estudos mostram que os bebês podem reagir a estímulos luminosos movendo seus corpos ou abrindo e fechando os olhos. Você pode tentar usar uma lanterna para estimular seu pequeno aventureiro!

E não podemos nos esquecer do paladar. Sabia que os sabores dos alimentos que a mãe consome acabam no líquido amniótico? Observou-se que os bebês engolem o líquido mais rapidamente e com mais frequência quando o sabor é doce, parece que eles adoram!

Por último, mas não menos importante, o olfato se desenvolve durante o terceiro trimestre. De acordo com a professora Lisa Eliot, da Escola de Medicina de Chicago, os pulmões do bebê se enchem de líquido amniótico, o que permite uma melhor transmissão de odores, embora eles ainda não recebam oxigênio.

É incrível como os sentidos do seu bebê estão despertando enquanto ele está no útero! Aproveite esta fase para estimulá-lo e proporcionar-lhe uma experiência sensorial inesquecível. Em breve, ele estará pronto para conquistar o mundo exterior com todos os seus sentidos bem afiados!

Artigos Relacionados