X
X

O desenvolvimento dos sentidos no útero

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Os sentidos do seu bebê começam a se desenvolver no útero. Diversos estudos mostraram que os bebês podem experimentar sensações e reagir a estímulos externos durante a gestação. Cada um dos sentidos se desenvolve no seu próprio ritmo, sendo que o tato é o primeiro a se desenvolver.

O tato começa a se desenvolver na sétima semana de gestação. O líquido amniótico e o útero massageiam a pele do seu bebê e o ajudam a desenvolver esse sentido. Os sons, que são transmitidos por meio do líquido amniótico, atingem o bebê como vibrações táteis. Alguns estudos e exames de ultrassonografia mostram que a frequência cardíaca aumenta quando há pressão tátil na sua barriga.

Por volta do sétimo mês, o ouvido do seu bebê estará completamente formado. No fim do segundo trimestre, seu bebê será capaz de perceber os sons internos e externos do útero. No entanto, eles podem ser abafados, já que devem atravessar a coluna e a parede abdominal.

X
banner kinedu prenatal pt

A visão se desenvolve por volta da 22ª semana. Vários estudos mostraram que bebês que estão dentro do útero podem reagir à luz movendo ou piscando os olhos. Você pode usar uma lanterna para estimular o seu bebê.

Alguns estudos mostraram que os sabores do que a mãe come vão parar no líquido amniótico. Tem sido demonstrado que os bebês engolem mais rápido e com mais frequência quando o sabor é doce.

Por fim, estudos mostraram que o olfato é desenvolvido durante o terceiro trimestre. De acordo com Lisa Eliot, professora da Faculdade de Medicina de Chicago, os pulmões do seu bebê estão cheios de líquido amniótico e, embora não recebam oxigênio, o líquido amniótico permite que os odores sejam transmitidos.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “O desenvolvimento dos sentidos no útero”

  1. Pingback: Cantando com o meu bebê - Kinedu Blog

Comentários encerrados.