X
X

O estresse pode causar aborto?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Há muito tempo, acreditava-se que o estresse era a causa dos abortos. Mas não se preocupe, há pouca evidência para apoiar essa teoria. Aproximadamente 10-20% das gestações são interrompidas por abortos espontâneos durante o primeiro trimestre, no entanto, as razões por trás disso não estão relacionadas ao estresse. Uma vez que a primeira fase da gravidez tenha sido superada, a probabilidade de um aborto é drasticamente reduzida a cada semana que passa.

Abortos que ocorrem durante o primeiro trimestre são geralmente devido a anormalidades genéticas ou problemas de desenvolvimento do embrião. Isso significa que algo estava errado com os cromossomos do bebê e, consequentemente, ele não poderia sobreviver. Essas anormalidades podem acontecer devido a um óvulo ou espermatozóide danificado ou a um problema com o zigoto no momento da divisão. Diferentes razões podem levar a um aborto, o que inclui, mas não se limita a: anormalidades nos cromossomos de um dos pais, problemas de coagulação, desequilíbrio hormonal, interrupção da implantação do zigoto por uma reação imune, anormalidades no útero ou colo do útero, tabagismo, uso de drogas ou desnutrição. Nada disso está relacionado ao estresse. De fato, nem o estresse moderado, nem o sexo, nem o trabalho fora de casa em ambientes seguros, nem o exercício realizado de forma razoável causam abortos.

X
banner kinedu prenatal pt

É normal que você fique preocupada com a possibilidade de um aborto. Na verdade, é um dos medos mais comuns durante a gravidez, mas fique calma e saiba que o estresse não é um fator de risco. Se você está com medo de ter um aborto tente relaxar, cuide-se, coma de forma saudável e evite fatores de risco, como beber álcool ou fumar.

Como muitos abortos são causados por anormalidades genéticas, não há muito que possa ser feito para preveni-los. O que você pode fazer é permanecer saudável antes e depois de engravidar. Também é importante que você converse com o seu médico para conhecer os sinais e sintomas de um aborto e tenha uma rede de suporte sólida que a ajude a controlar a ansiedade, relaxar e sentir-se segura.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

1 comentário em “O estresse pode causar aborto?”

  1. Pingback: Tire agora suas maiores dúvidas sobre licença maternidade - Kinedu Blog

Comentários encerrados.