Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Medo em crianças

menino com medo

Pontos chave:

  1. O medo nos ajuda a identificar ameaças e tem sido um mecanismo de sobrevivência bem-sucedido durante séculos.
  2. Os bebés nascem com apenas dois medos inatos (quedas e sons altos), mas o resto dos seus medos acabam se desenvolvendo por associação confirme interagem com o ambiente.
  3. Os pais podem acidentalmente incutir medos em seus filhos. É importante que se esforcem para criar um ambiente seguro para as crianças explorarem, ao mesmo tempo que as ensinam a ter cuidado.
  4. O envolvimento familiar e o apoio emocional são cruciais para ajudar as crianças a superar fobias e medos. As dicas para os pais incluem ser pacientes e compreensivos, enfrentar os medos juntos e oferecer apoio emocional em momentos difíceis.

Como qualquer outra emoção, o medo tem uma função: nos ajudar a identificar ameaças. Na verdade, há séculos este tem sido um mecanismo de sobrevivência muito eficaz. Segundo um estudo conhecido como “The Cliff”, seu bebê nasceu com dois medos inatos: o medo de cair e o medo de sons altos. Os neurocientistas apontam que outros medos se desenvolverão por associação ao interagir com o ambiente.

Uma de nossas responsabilidades como pais ou cuidadores é ensinar nossos filhos a ter cuidado. A exploração é uma ferramenta de aprendizagem extraordinária, mas nossa prioridade será sempre manter nossos pequenos longe do perigo. No entanto, sem que perceba, você pode influenciar o seu filho a adquirir certos medos. Você alguma vez o viu se machucar e ficar calmo, mas começar a chorar no momento em que você gritou? Quando você o interrompe abruptamente, dá a ele informações contraditórias ou demonstra medo, pode estar acidentalmente alimentando os medos dele – e, nesta idade, a imaginação pode ir longe.

X
banner kinedu desenvolvimento

Um estudo de caso sobre crianças que superaram suas fobias mostrou que o denominador comum para conseguir isso era o envolvimento da família. Quando as crianças passavam por situações estressantes, ter um familiar por perto e sentir-se apoiadas as ajudava a reduzir seus níveis de estresse e superar seus medos.

Veja algumas dicas para ajudar seu filho a superar seus medos e continuar explorando sua curiosidade:

  • Se ele a vir assustada, tente explicar a ele como você se sente e por quê. Dê exemplos de outras vezes em que você teve medo, mas a situação foi resolvida com sucesso.
  • Seja paciente. Se o seu filho estiver assustado, tenha paciência e seja compreensiva. Faça com que ele se sinta ouvido e respeitado.
  • Reconheça suas emoções e faça-o sentir seguro. A forma com que você trata suas emoções tem consequências no quanto ele irá expressar os próprios sentimentos quando crescer.
  • Não force-o. Talvez seu filho tenha medo de experimentar algo novo. Fique ao lado dele, apoie-o, mas não o obrigue a enfrentar um medo se ele não estiver pronto para isso.
  • Esteja emocionalmente disponível para ele, principalmente na hora de ir dormir. Ajude-o nos momentos de dificuldade para que ele se sinta melhor.
  • Enfrentem o medo juntos. Ele se sentirá muito mais calmo se vocês enfrentarem a situação juntos. Por exemplo, se ele estiver com medo de descer a escada, fique perto dele, segure sua mão e desçam os degraus juntos, um por um. Com o seu amor e apoio incondicional, seu filho sentirá que poderá descer mais degraus cada vez que tentar. Com o tempo, ele estará pronto para descer a escada sozinho!

Criar um ambiente seguro para o seu filho explorar irá estimular a independência, o autocuidado e a inteligência emocional enquanto ele continua desenvolvendo sua curiosidade!

Para mais informações sobre as emoções, leia estes artigos:

  • Mindfulness: Como se beneficiar da atenção plena
  • Como se desenvolvem as emoções do seu bebê

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.