X
X

O mundo social do meu bebê

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Os bebês são seres sociais. Isso faz parte da natureza deles, e é um aspecto fundamental para sua sobrevivência e sua conexão com os outros.

A partir do momento em que os bebês nascem, eles começam a se comunicar com os outros por meio de sua própria linguagem: o choro. O choro de um bebê faz com que seus cuidadores o confortem e satisfaçam suas necessidades – alimentando-o, trocando sua fralda ou simplesmente fazendo carinho.

Respondendo às necessidades do seu bebê, você estará ajudando-o a tornar a comunicação dele com você mais eficiente, e logo suas noites sem dormir serão recompensadas com o primeiro sorriso desdentado do seu filho.

O primeiro sorriso social do seu bebê surgirá quando ele tiver entre um mês e meio e três meses de idade. Você será capaz de diferenciar esse sorriso do sorriso de reflexo, já que ele ocorrerá em resposta a um estímulo, e não a uma reação espontânea do corpo. Por exemplo, ver seu rosto ou ouvir a voz do papai provocará um sorriso social. Responda ao sorriso do seu bebê, e ele aprenderá que pode se comunicar com os pais de várias formas, e não apenas chorando. Falar, cantar e fazer contato visual com o seu bebê o ajudará a aprender a socializar e expressar suas diferentes emoções.

Os bebês adoram interagir com os outros, e isso os ajuda a desenvolver suas habilidades sociais. Quando o seu bebê tiver três ou quatro meses de idade, você poderá levá-lo para explorar o mundo e interagir com outras crianças ou adultos. Ele provavelmente não brincará com outros bebês até que tenha cerca de dois anos de idade, mas ficará feliz por estar perto de outras pessoas.

X
banner kinedu desenvolvimento

Entre um e dois anos de idade, os bebês brincam lado a lado com outras crianças, mas ainda não interagem com elas. Esse tipo de interação é conhecido como “brincadeira paralela”, e é completamente normal. Nesta idade, os bebês tendem a ser egoístas e possessivos com seus brinquedos, então não se preocupe – com o tempo, seu filho fará amizades. A socialização é uma habilidade aprendida e, como qualquer outra habilidade, seu domínio requer prática.

Ajudando meu bebê a socializar

Como a socialização é uma habilidade aprendida, requer interações com outras pessoas para que possa ser desenvolvida. Seu bebê interage principalmente com seus cuidadores primários, mas expor seu filho a ambientes e pessoas diferentes irá ampliar o conhecimento dele sobre os outros, enquanto você poderá aprender sobre o temperamento e as necessidades dele. Seu filho irá adorar passar o tempo com os outros, explorando e interagindo. Ele irá observar outros bebês e aprender ou reagir a eles, mesmo que não brinque diretamente com eles. Então, se você está tendo dificuldade para fazer o seu filho engatinhar, marque um encontro de brincadeiras com bebês que engatinham – esse pode ser o empurrãozinho que ele precisa para começar.

Você pode começar a levar o seu bebê para o parque, marcar um encontro de brincadeiras ou ir a uma aula de “baby yoga” com ele. Cada um desses ambientes dará ao seu bebê a oportunidade de se envolver com os que estão ao seu redor. Você pode começar devagar,  com a companhia de um ou dois amiguinhos, aumentando a quantidade de crianças gradativamente, até chegar a grandes grupos. O importante é expor o seu filho a cenários diversos.

Certifique-se de dar o exemplo, apresentando seu bebê para os outros e levando o seu filho para cumprimentar seu parceiro, os avós ou seus amigos. Lembre-se de ser gentil e ficar dentro do campo de visão do seu filho quando estiver expondo-o a um novo ambiente, especialmente se ele estiver com dificuldades relacionadas à ansiedade da separação.

Por fim, lembre-se de tomar as precauções necessárias ao expor seu bebê a ambientes diferentes. Certifique-se de que as vacinas dele estejam em dia e evite locais lotados durante a temporada de gripe.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

2 comentários em “O mundo social do meu bebê”

  1. Pingback: A importância dos avós - Kinedu Blog

  2. Pingback: O que é brincadeira paralela? - Kinedu Blog

Comentários encerrados.