Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é brincadeira paralela?

brincadeira paralela

Pontos chave:

  1. A brincadeira paralela é uma fase normal do desenvolvimento de uma criança, na qual ela brinca sozinha, mas perto dos colegas, sem cooperação significativa entre eles.
  2. É a quarta etapa do “espectro lúdico” e ocorre durante a infância, permitindo que a criança aprenda a interagir com outras pessoas.
  3. A brincadeira paralela permite que as crianças aprendam sobre as emoções, reações e situações sociais de outras crianças, enquanto experimentam facilmente sua linguagem e controle motor.
  4. Os pais podem incentivar brincadeiras paralelas por meio de encontros ou grupos de brincadeiras e imitando brincadeiras paralelas, sentando-se ao lado de seus filhos enquanto eles brincam, sem interagir com seus brinquedos.

Se o seu filho está na idade da brincadeira paralela, veja o que você precisa saber sobre esse tipo de brincadeira.

Brincar é uma parte importante do desenvolvimento das nossas crianças, já que contribui para o aprendizado sobre o ambiente e como se relacionar com os outros. Quando as crianças estão crescendo, elas passam por diferentes estágios em sua maneira de brincar, aprendendo diferentes habilidades em cada um deles.

Você já esteve em um parquinho ou na praia e notou que duas crianças começaram a brincar lado a lado, mas sem interagir entre si? Se a sua resposta foi “sim”, é porque você testemunhou o que os psicólogos infantis chamam de “brincadeira paralela”, um estágio completamente normal do desenvolvimento infantil.

Como a brincadeira paralela se desenvolve?

No primeiro ano de vida do seu filho, a hora da brincadeira é solitária, porque seu bebê está primeiro aprendendo sobre si mesmo e o ambiente no qual ele está inserido, e ainda não sabe como brincar com os outros. Depois, ele passa pelo estágio de espectador da brincadeira, no qual percebe que outras crianças estão brincando perto dele, mas elas não interagem, apenas se observam. Depois desse estágio, por volta dos dois ou três anos, seu pequeno começará a participar da chamada brincadeira paralela, na qual ele brinca sozinho, mas perto dos colegas. Mesmo que pareça uma atividade egocêntrica, isso mais tarde trará benefícios para o desenvolvimento social do seu filho, especialmente na área da linguagem e do entendimento de interações sociais.

Nessa fase, você irá notar seu bebê começando a brincar perto de outras crianças – não necessariamente brincando junto, mas lado a lado. Quando crianças brincam perto de outras sem interagir ou sem ter cooperação significativa entre elas, elas estão envolvidas na brincadeira paralela. Para dar um exemplo, quando você vê seu pequeno se aproximando de um grupo de crianças, escolhendo uma boneca e brincando sozinho – sem que a boneca “converse” com as de outras crianças ou algo parecido –, ele está envolvido em uma brincadeira paralela. Essa brincadeira se difere de ser espectador da brincadeira devido à existência de poucas interações entre as crianças, como usar o brinquedo de outra criança ou copiar as ações do colega.

X
banner kinedu desenvolvimento

Os pais podem ficar confusos quanto ao motivo pelo qual seus filhos parecem imersos em uma brincadeira, mas ignorando seus possíveis companheiros. Contudo, a brincadeira paralela é um estágio completamente normal do desenvolvimento. É tecnicamente considerada a quarta fase no “espectro da brincadeira” e acontece durante a primeira infância.

Além disso, pode parecer que as crianças não estão interagindo na brincadeira paralela, mas elas estão conscientes da presença de outras crianças, observando e até mesmo copiando barulhos e pegando os brinquedos que elas deixaram de lado. Você pode perceber também que as crianças brincam dessa maneira quando são apresentadas a outras crianças, pois é a forma delas de se enturmar. A brincadeira paralela possibilita que seu filho aprenda como interagir com outras pessoas – ele já sabe como brincar sozinho, agora ele quer brincar perto dos colegas.

O que você precisa saber sobre a brincadeira paralela:

  • Nesse estágio de desenvolvimento, seu filho ainda é muito novo para entender e lidar com a complexidade de ter colegas. Brincar lado a lado de forma independente é uma ótima maneira de começar! Você pode até perceber seu filho mimetizando a brincadeira das crianças em volta dele, o que é importante para o desenvolvimento dele.
  • Mesmo que pareça uma experiência solitária, seu pequeno está aprendendo sobre outras crianças e suas emoções, reações e situações sociais. Esse estilo de brincadeira permite que seu pequeno experimente com facilidade a linguagem e a coordenação motora!
  • Pense nisso como o aquecimento do seu filho antes de realmente interagir com os colegas.
  • Várias atividades do Kinedu são ótimas para incentivar a brincadeira paralela! Use algumas das ideias disponíveis no aplicativo para organizar tardes da brincadeira para o seu filho e não force as crianças a interagir ou brincar juntas – deixe que a criatividade delas seja o guia para o que quer que elas queiram fazer – juntas ou sozinhas.
  • Elogie seu filho por brincar perto dos amigos. Certifique-se de não forçá-lo a fazer nada cedo demais! Provavelmente, ele não está sendo tímido, mas sim passando por uma fase normal de seu desenvolvimento.

Lembre-se de que, nessa fase, brincar lado a lado com os colegas irá ajudar seu filho a entender, mais tarde, a brincadeira social. Então, tente levá-lo para brincar com os amigos! Você também pode imitar a brincadeira paralela com seu pequeno sentando perto dele enquanto ele brinca, mas, ao invés de brincar, continue com a sua tarefa. Assim, seu filho irá perceber e apreciar sua presença enquanto continua brincando.


María Mirón é uma pesquisadora de psicologia com mestrado em Psicologia Clínica. Com mais de oito anos de experiência, publicou e participou de diversos fóruns internacionais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância. Atualmente, é professora de métodos de pesquisa na Universidade de Monterrey. Sua missão é trazer a ciência do Desenvolvimento na Primeira Infância para ferramentas práticas para os pais.

Riley Stevenson é escritora e professora em Portland, Oregon. Conta com um mestrado em Mídia e Educação. Possui certificações de Professora de Inglês para Estrangeiros e Cuidadora em Situações Traumáticas. Riley passou cinco anos trabalhando como professora de linguagem artística em escolas públicas de Oregon, onde teve o papel de consultora dos programas de estudo. Tem interesse no desenvolvimento precoce das habilidades linguísticas, sobretudo na área de aquisição de uma segunda língua.

Artigos Relacionados

10 respostas

    1. Oi, Anne!
      Ficamos super felizes com seu comentário! Que bom que você está gostando do conteúdo do nosso blog, esperamos que esteja gostando do aplicativo também! 😍💕

    1. Olá, Val! Ficamos felizes em saber que você tem aprendido sobre o desenvolvimento infantil com o Kinedu! 😍💕✨

  1. Muito obrigado. Aprendi muito e continuo a aprender a cada artigo de vocês. Meu filho tem 2 anos e meio, fala só vogais, papa e conta de 1 a 5 utilizando os dedos, mas brinca bastante e suas brincadeiras estão evoluindo muito.

    1. Olá, Celso!
      Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo tem ajudado nessa jornada que é a vida com um bebê. 💙✨

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.