Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Assadura em bebê: o que é e como curar

assadura bebe

Pontos chave:

  1. As assaduras são comuns mesmo com cuidados de higiene.
  2. As assaduras resultam de fatores como bactérias, umidade e novos produtos.
  3. Mantenha a área da fralda limpa e seca, use cremes suaves e troque as fraldas com frequência.
  4. Procure aconselhamento médico se as assaduras persistirem ou piorarem após alguns dias, ou se outros sintomas aparecerem.

Assaduras são muito comuns em bebês. Apesar do seu esforço em trocar as fraldas com frequência e limpar o bumbum do seu bebê muito bem, ele pode, ainda assim, passar por isso. A boa notícia é que as assaduras, geralmente, são fáceis de tratar e podem desaparecer em poucos dias.

Quais são as causas das assaduras?

As assaduras surgem quando bactérias, umidade, fungo, espuma de sabão, fezes ou urina se misturam à fralda. Esses componentes, quando submetidos ao calor natural do corpo, podem danificar a camada superior da pele, resultando em assaduras. Outras causas incluem a exposição prolongada a uma fralda suja e o uso de antibióticos, que eliminam tanto as bactérias boas quando as más (algumas vezes, levando a infecções). A introdução de novos produtos – como lenços umedecidos, sabonetes, loções e talco para bebês – pode irritar a pele. Além disso, a introdução alimentar também pode causar assaduras, pois a composição das fezes e a frequência da evacuação são alteradas.

Qual é a aparência de uma assadura?

Quando um bebê tem uma assadura, a pele na área da fralda fica inchada, irritada e avermelhada.

X
banner kinedu saúde

Como faço para tratar uma assadura?

Para tratar uma assadura, é muito importante manter a pele do seu bebê o mais limpa e seca possível. Se você usa lenços umedecidos, tente reduzir o uso deles, ou evite-os enquanto a pele estiver avermelhada, mesmo que sejam hipoalergênicos. Ao invés disso, limpe a área afetada com água e algodão, acariciando a pele delicadamente, sem esfregar. Após a limpeza, lembre-se de deixar a pele secar completamente. Quando seu bebê estiver sequinho, coloque uma nova fralda. Você pode optar por uma fralda um pouco maior e roupas folgadas, para que a fralda não fique muito próxima da pele, mantendo-a seca.

Você pode aplicar uma pomada contra assaduras que não contenha fragrância, conservantes ou ingredientes que possam irritar a pele do seu bebê ou que sejam prejudiciais quando absorvidos. É melhor escolher uma pomada suave, que contenha óxido de zinco. Consulte o seu pediatra, e ele irá recomendar as melhores opções. Lembre-se de não usar remédios ou receitas caseiras sem antes consultar seu médico.

Quando devo consultar meu pediatra?

Se a assadura não melhorar em três ou quatro dias e surgirem espinhas, bolhas, pus ou febre, não deixe de consultar seu pediatra, especialmente se a assadura se espalhar para fora da área da fralda ou você achar que ela está piorando

O que posso fazer para evitar uma assadura?

  • Troque as fraldas do seu bebê com frequência;
  • Evite fraldas com alta absorção (geralmente são menos trocadas);
  • Evite usar muitos lenços umedecidos;
  • Deixe a pele secar completamente antes de colocar uma fralda limpa;
  • Lave as mãos antes e depois de trocar uma fralda;
  • Se seu bebê usa fraldas de pano, certifique-se de que elas estejam bem limpas, que foram enxaguadas duas vezes, e que o sabão usado para lavá-las é suave e livre de fragrâncias;
  • Certifique-se de que as fraldas do seu bebê não estejam muito apertadas, para que a pele dele possa respirar.

Artigos Relacionados