X
X
assadura bebe

O que é uma assadura e como posso tratá-la?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Assaduras são muito comuns em bebês. Apesar do seu esforço em trocar as fraldas com frequência e limpar o bumbum do seu bebê muito bem, ele pode, ainda assim, passar por isso. A boa notícia é que as assaduras, geralmente, são fáceis de tratar e podem desaparecer em poucos dias.

Quais são as causas das assaduras?

As assaduras surgem quando bactérias, umidade, fungo, espuma de sabão, fezes ou urina se misturam à fralda. Esses componentes, quando submetidos ao calor natural do corpo, podem danificar a camada superior da pele, resultando em assaduras. Outras causas incluem a exposição prolongada a uma fralda suja e o uso de antibióticos, que eliminam tanto as bactérias boas quando as más (algumas vezes, levando a infecções). A introdução de novos produtos – como lenços umedecidos, sabonetes, loções e talco para bebês – pode irritar a pele. Além disso, a introdução alimentar também pode causar assaduras, pois a composição das fezes e a frequência da evacuação são alteradas.

Qual é a aparência de uma assadura?

Quando um bebê tem uma assadura, a pele na área da fralda fica inchada, irritada e avermelhada.

X
banner kinedu saúde

Como faço para tratar uma assadura?

Para tratar uma assadura, é muito importante manter a pele do seu bebê o mais limpa e seca possível. Se você usa lenços umedecidos, tente reduzir o uso deles, ou evite-os enquanto a pele estiver avermelhada, mesmo que sejam hipoalergênicos. Ao invés disso, limpe a área afetada com água e algodão, acariciando a pele delicadamente, sem esfregar. Após a limpeza, lembre-se de deixar a pele secar completamente. Quando seu bebê estiver sequinho, coloque uma nova fralda. Você pode optar por uma fralda um pouco maior e roupas folgadas, para que a fralda não fique muito próxima da pele, mantendo-a seca.

Você pode aplicar uma pomada contra assaduras que não contenha fragrância, conservantes ou ingredientes que possam irritar a pele do seu bebê ou que sejam prejudiciais quando absorvidos. É melhor escolher uma pomada suave, que contenha óxido de zinco. Consulte o seu pediatra, e ele irá recomendar as melhores opções. Lembre-se de não usar remédios ou receitas caseiras sem antes consultar seu médico.

Quando devo consultar meu pediatra?

Se a assadura não melhorar em três ou quatro dias e surgirem espinhas, bolhas, pus ou febre, não deixe de consultar seu pediatra, especialmente se a assadura se espalhar para fora da área da fralda ou você achar que ela está piorando

O que posso fazer para evitar uma assadura?

  • Troque as fraldas do seu bebê com frequência;
  • Evite fraldas com alta absorção (geralmente são menos trocadas);
  • Evite usar muitos lenços umedecidos;
  • Deixe a pele secar completamente antes de colocar uma fralda limpa;
  • Lave as mãos antes e depois de trocar uma fralda;
  • Se seu bebê usa fraldas de pano, certifique-se de que elas estejam bem limpas, que foram enxaguadas duas vezes, e que o sabão usado para lavá-las é suave e livre de fragrâncias;
  • Certifique-se de que as fraldas do seu bebê não estejam muito apertadas, para que a pele dele possa respirar.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

2 comentários em “O que é uma assadura e como posso tratá-la?”

  1. Pingback: Como escolher o tipo de fralda: descartável ou de pano? - Kinedu Blog

  2. Pingback: Como trocar a fralda do seu bebê - Kinedu Blog

Comentários encerrados.